ESTADOS

No Carnaval, Paraná tem praias limpas e muita diversão

Relatório mostra que 86% das praias locais estão em boas condições. Além disso, programação do Verão Maior Paraná oferece atividades de lazer e esportivas e shows de música popular

09/02/2024

Balneária Ipanema, em Pontal do Paraná, no litoral paranaense.

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Os turistas que escolheram o Litoral do Paraná para passar os feriados de Carnaval vão encontrar praias com águas limpas e muitas atrações, a exemplo de shows e competições esportivas, oferecidas pelo programa Verão Maior Paraná, que vem sendo realizado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) desde o início da temporada.

O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná.

O Estado chega ao feriado prolongado de Carnaval com 86% das praias e rios classificados como próprios para banho. De acordo com o oitavo boletim de balneabilidade, divulgado na sexta-feira (9) pelo Instituto Água e Terra (IAT), 57 dos 66 locais monitorados estão em condições adequadas para uso. O índice é levemente superior ao registrado na semana passada (85%).

Este foi o último levantamento realizado pelo órgão ambiental durante a temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná – os boletins começaram a ser publicados semanalmente a partir de 22 de dezembro. Em janeiro o índice chegou a 91%, entre os mais altos do País.

“Finalizamos esta temporada com números significativos. Apesar das chuvas intensas e de algumas cheias na região, em nenhum momento a balneabilidade das águas do Estado teve índice inferior a 80%. Diante desse cenário, podemos garantir que as praias do Paraná estão entre as mais limpas do País”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Monitoramento

Os boletins de balneabilidade foram disponibilizados semanalmente pelo IAT, durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada, foram emitidos oito boletins, entre dezembro e fevereiro.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.