ESTADOS

No Paraná, nova ponte vai atender demanda de 30 anos

“Fizemos aquilo que faltou durante 30 anos”, disse o governador Ratinho Junior (PSD) ao lançar edital de contratação de obras da Ponte de Guaratuba, que resolverá gargalo logístico na região

01/07/2022

FacebookWhatsAppTwitter

Ratinho Junior: “Ponte de Guaratuba confirma que o nosso governo se destaca pelas grandes obras de infraestrutura”

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), lançou na sexta-feira (1) o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba, uma demanda histórica do Litoral paranaense. O edital inclui também os acessos entre o município e a cidade de Matinhos. Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá uma seção estaiada de 320 metros, que vai permitir a navegação pela baía.

A ligação rodoviária vai integrar definitivamente o Litoral do Paraná e responde a uma antiga demanda da população local. Com a nova ponte, os veículos não vão mais depender exclusivamente do ferry-boat para atravessar a Baía de Guaratuba, reduzindo o tempo de travessia de 30 para 2 minutos. No caso de caminhões que transportam cargas pesadas, haverá restrição de circulação pelo acesso.

“Chegamos finalmente a uma solução definitiva para um problema que a população de Guaratuba e todos aqueles que visitam a cidade, principalmente no verão, estavam cansados de sofrer, tirando do papel uma obra que alia a engenharia ao cuidado com o meio ambiente”, afirmou Ratinho Junior. “O projeto da Ponte de Guaratuba confirma que o nosso governo se destaca pelas grandes obras de infraestrutura, que trazem modernização e desenvolvimento ao Paraná”.

Ilustração mostra como será a ponte de Guaratuba após sua conclusão

Novas pontes

Duas pontes, que garantem a integração nos dois extremos do Paraná, marcam a gestão de Ratinho Junior no Estado. Além da Ponte de Guaratuba, do outro lado do Estado, na região Oeste, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai será a segunda ligação de Foz do Iguaçu com o País vizinho. Iniciado nesta gestão, o projeto já chega a 84% de execução.

Em todo o Paraná, os projetos de infraestrutura executados pelo Governo do Estado estão resolvendo gargalos logísticos que perduram há décadas. “Assim que assumi o governo, pedi à minha equipe para que levantasse todos os projetos aguardados há mais de 30 anos pela população, mas que não saíam do papel. Agora, em três anos e seis meses de gestão, tenho orgulho de mostrar todas essas realizações”, destacou Ratinho Junior. “Temos a oportunidade de fazer uma grande transformação logística no Estado”.

“Fizemos aquilo que faltou durante 30 anos, que foi a elaboração dos projetos executivos e dos estudos básicos para viabilizar a ponte e outras grandes obras. Por isso, estamos conseguindo tirar do papel”, afirmou.

Segundo o governador, a obra da ponte resolverá não apenas um problema de agora, mas dos próximos 30 ou 40 anos. “É uma obra completa, com quatro pistas, ciclovia nos dois lados, área de pedestre e uma iluminação cênica, porque ela será um cartão postal”, disse. “Este não é um projeto de Guaratuba ou de Matinhos, mas de todo o Paraná. É uma realização da sociedade que elegeu esse projeto como prioritário para o desenvolvimento integral do nosso Estado”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter