ESTADOS

Nova Aurora pode ser a capital nacional da tilápia

Projeto de deputado do PSD, beneficiando a cidade do Paraná responsável por 15% da produção nacional desse peixe, foi aprovado na Câmara e será votado agora no Senado

12/07/2019

O deputado Evandro Roman

Edição: Scriptum

Município da região oeste do Paraná, Nova Aurora é responsável por quase 15% da produção nacional de tilápia. A partir desse fato, o deputado Evandro Roman (PSD-PR) propôs e – com apoio do relator, deputado Expedito Netto (PSD-RO) – a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8532/17, que confere à cidade o título de “Capital Nacional da Tilápia”.

O texto já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Cultura. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta poderá seguir diretamente para o Senado, exceto se houver recurso.

Evandro Roman ressaltou que a região oeste do Paraná é a líder brasileira em produção de tilápia, de acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Piscicultura. A produção local foi de 93,6 mil toneladas em 2016, 14,6% do total nacional.