CÂMARA

‘O BNB não será privatizado neste momento’

Em resposta a questionamento do deputado Marx Beltrão (PSD-AL), Ministério da Economia diz que a medida não está sendo estudada. Mas parlamentar quer que instituição siga cumprindo seu papel

02/05/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Marx Beltrão: “Precisamos da garantia de que o BNB não será privatizado. “

 

Edição: Scriptum

 

Ao menos neste momento, o governo federal não pretende privatizar o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A afirmação é do Ministério da Economia e foi feita em resposta a requerimento enviado ao ministro Paulo Guedes pelo deputado federal Marx Beltrão, do PSD de Alagoas, solicitando informações sobre a suposta privatização do BNB.

O documento, recebido esta semana no gabinete de Beltrão, é assinado por Fernando Antonio Ribeiro Soares, secretário de Governança das Estatais do Ministério da Economia e garante: “Não há no momento estudo ou nota técnica que suporte uma decisão de privatização do BNB. Qualquer decisão só será tomada após a prévia realização de estudos e de avaliação da política pública desempenhada pela estatal”.

Para o deputado alagoano, “esta resposta é importante, mas precisamos da garantia de que o BNB não será privatizado. Como sempre tenho afirmado, é necessário ressaltar que o BNB tem um papel importantíssimo na economia nordestina, fomentando milhares de negócios de micro, pequeno, médio e até grande porte. O BNB tem uma relevância considerável para a dinâmica econômica da região, está presente em cerca de 2 mil municípios, é um grande empregador e, principalmente, atua como indutor de diversos negócios no Nordeste”.

Desde dezembro de 2018, rumores dão conta de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe econômica cogitam privatizar o Banco do Nordeste, principal banco de assistência aos nordestinos. A sugestão de reduzir agências de bancos federais esteve incluída num estudo encomendado pelo governo à consultoria Booz Allen. Esse trabalho pode indicar o futuro dos cinco bancos federais que atualmente estão sob administração da União: Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), BNDES, Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter