ENCONTRO DEMOCRÁTICO

ONG mostra que é possível aprimorar a gestão pública

Debate promovido pelo Espaço Democrático apresenta trabalho que vem sendo realizado pela Comunitas para aproveitar melhor os recursos e experiências da iniciativa privada no setor público

29/11/2019

Encontro Democrático reuniu mais de 100 gestores e líderes públicos, incluindo prefeitos, vereadores e secretários municipais

Com a participação de prefeitos, parlamentares e lideranças do partido no Estado de São Paulo, o Espaço Democrático – fundação do PSD para estudos e formação política – realizou na quinta-feira (28) Encontro Democrático em que foi apresentado importante trabalho que vem sendo realizado com o objetivo de aprimorar a gestão pública no Brasil.

Mostrando casos de sucesso registrados em diversos municípios do país, com reconhecimento internacional, a administradora de empresas Regina Esteves falou sobre ações desenvolvidas pela ONG Comunitas, da qual é diretora-presidente. Segundo ela, a entidade que dirige vem atuando há 10 anos com o objetivo de produzir políticas públicas que gerem impacto positivo na sociedade.

As ações, de acordo com Regina, ocorrem dentro de um modelo de governança compartilhada, que sucede ao chamado controle social, ou seja, a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e deficiências sociais com mais eficiência e empenho.

Regina Esteves: ações ocorrem dentro de um modelo de governança compartilhada, ou seja, integrando a sociedade com a administração pública

Na governança compartilhada, empresários, líderes do setor público e representantes da sociedade atuam em conjunto para contribuir com o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento.

Para isso, no final de 2012, os líderes empresariais reunidos pela ONG criaram o Programa Juntos, por meio do qual, além de recursos financeiros, investem também suas experiências e competências técnicas para ajudar as instâncias de governo no desenvolvimento de projetos que gerem ganhos para a população.

Saiba mais sobre a Rede Juntos

Reunindo uma plateia de mais de 100 gestores e líderes públicos, incluindo prefeitos, vereadores e secretários municipais, o Encontro Democrático desta quinta-feira teve por tema “O empreendedorismo social em busca de uma nova governança urbana”. O evento foi transmitido online pela página do Espaço Democrático no Facebook (veja aqui) e terá sua íntegra publicada no site da fundação.

O encontro teve a presença do ex-senador Jorge Bornhausen, da senadora suplente Ivani Boscolo (PSD), do ex-ministro Andrea Matarazzo, do deputado estadual Alex de Madureira (PSD), do vereador paulistano Rodrigo Goulart (PSD) e de prefeitos como Rogério Franco (Cotia), Lucas Pocay (Ourinhos), Sérgio Bianchi (Espírito Santo do Pinhal), Marcão Marchi (Itupeva), Wagner Antunes, o Wagão (Leme) e Antonio Aiacyda (Mairiporã). Os debates foram coordenados pelo jornalista Sérgio Rondino.