CÂMARA

Para comissão, festa junina é manifestação cultural

Proposta do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) reconhecendo as festas juninas como manifestação da cultura nacional foi aprovada pela Comissão de Cultura da Câmara

19/06/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Fábio Mitidieri: festejos são comemorados em todas as regiões do País e só mobilizam menos pessoas que o Carnaval.

 

Edição: Scriptum

 

Uma proposta do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), reconhecendo as festas juninas como manifestação da cultura nacional, foi aprovada pela Comissão de Cultura da Câmara na terça-feira (18). Para o parlamentar, “a grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no País as consagram como uma manifestação cultural nacional extremamente rica, tendo enorme potencial para se transformar em um produto turístico nivelado ao nosso Carnaval”.

A matéria ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ir ao Senado Federal.

O deputado sergipano lembra que, atualmente, os festejos do mês de junho, que comemoram os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), são comemorados em todas as regiões do País e só mobilizam menos pessoas que o Carnaval.

As festas vêm ganhando adesão cada vez maior no Nordeste brasileiro, mas tiveram origem na Europa. Na Antiguidade, celebrava-se nesta época do ano deuses pagãos que seriam responsáveis pelo clima – já que neste período ocorre o solstício de verão no hemisfério norte – e pelas boas colheitas. Com o passar dos anos, quando o catolicismo foi se tornando religião predominante na região, foram incorporadas algumas festas pagãs, que tomaram caráter religioso e ajudavam a propagar a fé. Essas festas, então, passaram a se chamar “joaninas”, em homenagem a São João. A tradição chegou ao Brasil com os portugueses.

Os jesuítas trouxeram a tradição ao Brasil no século XVI, pois isso os ajudava em sua missão catequizadora. As festas juninas coincidiam com o período em que os índios faziam seus rituais pela fertilidade do campo e essa também passou a ser uma festividade para a agradecer pela fartura das colheitas, reforçar os laços familiares e rezar para que a próxima colheita fosse farta. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas deste cereal integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

As quadrilhas são inspiradas nas danças marcadas dos nobres franceses, de onde vem os gritos “Anavam! Anarriê!”, que, na verdade, seriam os comandos “en avant” e “en arriere”, que em francês significam ir para frente e para trás. Dos espanhóis e portugueses, veio a dança de fitas. E até mesmo os chineses influenciaram esses festejos, com os fogos de artifício. Nas festas juninas, os fogos passaram a ter um sentido próprio. De acordo com a tradição, seriam fogos para “acordar São João”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter