ESTADOS

Paraná amplia estrutura para enfrentar epidemia

A gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) abriu 913 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos na rede pública desde o início da pandemia

13/07/2020

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Junior inaugura hospital em Guarapuava

 

No Paraná, onde os casos de contaminação pelo novo coronavírus vêm crescendo, a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) continua concentrando esforços na ampliação da estrutura hospitalar para atendimento dos casos da doença.

O Governo do Estado abriu 913 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos na rede pública desde o início da pandemia. A previsão é alcançar até 1,1 mil UTIs nos próximos dias, o que faria o Paraná praticamente dobrar a oferta de unidades avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O número de novas unidades abertas já representa quase 70% das 1.315 UTIs adultas disponíveis no Paraná antes do começo da pandemia. Desde março, o esforço de enfrentamento à Covid-19 permitiu ampliar a estrutura de atendimento em 50 hospitais de 31 municípios, nas quatro macrorregionais de Saúde do Estado.

O Boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgado no final de semana aponta que houve crescimento de 40.329 para 42.058 casos confirmados de Covid-19 no Paraná. O número de mortes pela doença subiu de 999 para 1.028. Outros 13.374 se recuperaram. Atualmente o Estado tem 838 internados em leitos SUS e particular com diagnóstico confirmado de covid-19. Antes esse número era de 847. Dos internados 526 pacientes estão na enfermaria e 312 estão na UTI.

Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (13) a primeira fase das obras do Hospital Regional de Guarapuava, na Região Centro-Sul do Paraná. O complexo médico vai funcionar inicialmente para atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Serão colocadas à disposição da população neste momento 20 unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos e 60 leitos de enfermaria, para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente nas duas últimas semanas houve incremento de 106 novas unidades de terapia intensiva para tratamento da infecção. Vinte foram ativados nesta segunda-feira (13): dez no Hospital Cemil, em Umuarama, e dez no Hospital do Idoso, em Curitiba.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter