ESTADOS

Paraná busca tecnologia para melhorar vida dos cidadãos

Em missão oficial nos EUA, o governador Ratinho Junior (PSD) discute parcerias com autoridades locais. Objetivo é fortalecer modelos de gestão e ampliar oportunidades de desenvolvimento

16/07/2019

O governador Ratinho Jr e a vice governadora do estado de NY, Kathy Hochul

Edição: Scriptum

Em missão oficial nos Estados Unidos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) se reuniu nesta terça-feira (16) com a vice-governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul, e propôs parcerias em diversas áreas, mas principalmente em agricultura, segurança pública e uso de tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. O intuito é fortalecer modelos de gestão entre os dois Estados para ampliar oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

O encontro, que fez parte da agenda do governador Ratinho Junior nos Estados Unidos, teve como objetivo aprender e entender como Nova York consegue aproximar de maneira mais concreta a administração pública de soluções para os cidadãos. “Foi uma visita muito produtiva. Agora as equipes técnicas do Governo do Paraná e do Governo de Nova York vão trabalhar para concretizar essa integração e a troca de experiências”, disse o governador.

Um dos temas abordados foi segurança pública. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Estado e a cidade de Nova York precisaram revisar os seus procedimentos para impedir novos eventos como aquele. “Conversamos muito sobre esse tema, já que depois dos atendados a cidade e o Estado tiveram que repensar a segurança em todos os níveis. A vice-governadora passou algumas informações e estratégias que as forças de segurança têm adotado ao longo dos últimos anos nessa área”, disse o governador.

Outro aspecto levantado no encontro foi a necessidade de desenvolvimento regional, pilar do plano de gestão Ratinho Junior, com a integração das regiões metropolitanas e grandes corredores de infraestrutura para facilitar a atração de investimentos. “O Estado de Nova York tem uma política de desenvolvimento regional muito forte, e buscamos entender de que forma podemos usar esses mesmos instrumentos regionais para melhorar a vida das pessoas e, automaticamente, atrair mais investimentos para gerar empregos em nosso Estado”, completou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o Paraná ainda apresentou a Kathy Hochul oportunidades de investimento no turismo e o potencial do agronegócio local, como grande celeiro do mundo e produtor em larga escala de soja, trigo e milho, além da cadeia de suínos, frango e leite.

A vice-governadora se impressionou com a iniciativa do Paraná em buscar visibilidade internacional para seus projetos e em tentar novas pontes para melhorar a vida dos seus cidadãos. Ela também destacou a possibilidade de parcerias concretas na agricultura, já que o setor primário responde por apenas 0,5% do PIB do seu Estado.

“Podemos trabalhar muito em parceria na agricultura, encontrar maneiras para incrementar as pesquisas, aprender também como ela funciona no Paraná. Também nos avanços tecnológicos há muitas oportunidades para compartilhar ideias. E ainda trabalhar em avanços de segurança e no sistema de justiça, achar jeitos para ser mais efetivos para prevenir crimes e trabalhar contra o terrorismo”, afirmou.

Kathy Hochul também parabenizou o Estado pela realização do Paraná Day. “Tivemos uma conversa extremamente produtiva com a delegação liderada pelo governador. Eu fiquei muito impressionada com o quão arrojado é o Paraná de tentar buscar um futuro melhor para o País, mas também em nível internacional. Vir a Nova York e tentar encontrar oportunidades é muito produtivo. Acredito que podemos colaborar juntos”, afirmou.