ESTADOS

Paraná convida turistas para conhecer suas atrações

A gestão do governador Ratinho Junior (PSD), que vem investindo no fortalecimento do turismo no Estado desde o início de seu mandato, lança nova campanha com o mote “Viva o Turismo. Viva o Paraná”

24/11/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

O governador Ratinho Junior

 

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

 

Desde o início de seu mandato, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), vem investindo no fortalecimento dos negócios no setor de turismo do Estado. Agora, além de reforçar os preparativos para receber visitantes de todo o País, está sendo lançada uma nova campanha publicitária, no ar a partir desta quinta-feira (24), para estimular o turismo no Estado.

As peças da campanha, chamada “Viva o Turismo. Viva o Paraná”, serão veiculadas em televisão, rádio, jornais impressos e em mídias físicas espalhadas por mobiliários urbanos, outdoors e em aeroportos até o fim do ano, e convidam o público a acessar o site Viaje Paraná, que traz informações sobre todas as regiões paranaenses.

O material publicitário destaca lugares bem conhecidos pelos turistas estrangeiros e de outros locais do país, como a Ilha do Mel, as Cataratas do Iguaçu e Curitiba, com seus museus e gastronomia diversificada. Outros destinos que já possuem um público cativo e têm potencial para a expansão turística são as cachoeiras de Prudentópolis e Guaraqueçaba, o Canyon Guartelá, o Pico Paraná e o Rio Paraná. Eles são exaltados com imagens que instigam o público a visitá-los.

Crescimento

Um reflexo das medidas implantadas pelo Governo do Estado foi o crescimento de 27,5% de empresas registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) entre 2019 e 2021, fazendo com que o Paraná saltasse de pouco mais de 6 mil para 8 mil empresas registradas no setor, o que contribuiu com a rápida retomada econômica e a redução do desemprego no Estado, além da profissionalização dos agentes.

De acordo com o IBGE, o turismo cresceu 33,8% no Paraná em 2022 entre janeiro e setembro (comparativo com 2021). Grande parte desse volume é impulsionado pelas Cataratas. No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2022, a unidade de conservação recebeu 1.114.704 visitantes. Comparando com 2019, ano em que 1.619.999 pessoas estiveram no parque no mesmo período, e o melhor da história do parque, a recuperação do movimento foi de 68%.

 

Jardim Botânico de Curitiba Foto: Gilson Abreu

 

Segundo o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a ideia é demonstrar o quanto o setor tem sido cada vez mais importante para a economia do Estado. “Tivemos recentemente essa pesquisa do IBGE em que o Paraná aparece como um dos grandes destinos turísticos em nível nacional. Nosso foco agora é no fortalecimento do turismo regional, cultural e de natureza, aumentando a circulação de pessoas dentro do próprio Estado”, afirmou.

O período em que a campanha vai ao ar coincide com a alta temporada de verão, que deverá ser a melhor na avaliação do presidente da autarquia. “Nossa expectativa é de que esse seja o melhor verão em termos de movimento no Litoral e também nas regiões das praias de água doce”, afirmou. “Tivemos um crescimento de mais de 60% no comércio litorâneo em 2022 em relação ao mesmo período do ano passado e as nossas projeções são de que teremos números ainda melhores a partir do verão, contribuindo expressivamente na geração de mais empregos e renda”.

“É uma ação que mostra que todos os nossos atrativos estão prontos para receber os turistas. Eles se preparam ao longo de todo o ano para esse período de visitação mais intensa e vão surpreender os turistas com diversão e belas paisagens. Temos praias de água salgada e doce, incontáveis belezas naturais, turismo de aventura, as Cataratas do Iguaçu, Vila Velha, os parques estaduais, as grandes cidades e o turismo de serviços. O Paraná é diverso e um dos estados mais bonitos do País”, complementou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza.

Desenvolvido pela Celepar, o portal Viaje Paraná oferece um calendário com as principais festas e atrações das cidades paranaenses nos destinos turísticos. Um diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro no Estado por meio da calculadora de distâncias, o que permite programar melhor o roteiro desejado. A página conta com 195 destinos, com conteúdos em português e traduzidos para o inglês.

Desde que foi publicado, em fevereiro de 2019, o site já recebeu a visita de quase 1,7 milhão de pessoas, com a visualização de mais de três milhões de páginas. O Viaje Paraná conta ainda com páginas no Facebook e no Instagram, que somam mais de 70 mil seguidores.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter