ESTADOS

Paraná é o 3º Estado que mais vacinou no Brasil

O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu a primeira dose no domingo e festejou o avanço da imunização dos paranaenses. Até segunda, foram 1.528.717 primeiras doses e 117.721 segundas aplicações ou dose única

13/07/2021

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Junior recebe a vacina em Apucarana

 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi vacinado contra a covid-19 na manhã de domingo (11), em Apucarana. Ratinho Junior foi vacinado no município onde a campanha de Domingo a Domingo foi lançada em 26 de março, com o objetivo de dar mais agilidade à imunização dos paranaenses. Desde o início da campanha, mais de 1 milhão de cidadãos foram imunizados aos finais de semana em todo o Estado.

“Feliz de estar aqui hoje recebendo a minha vacina, chegando na minha idade de ser imunizado. E ao ser vacinado aqui em Apucarana, cidade onde lançamos a campanha de Domingo a Domingo e terra natal do secretário Beto Preto, quero prestar minha homenagem a ele e às equipes de saúde de todo o Paraná que há um ano e meio estão trabalhando de forma incansável no combate desta pandemia”, disse o governador.

Os números da Secretaria de Estado da Saúde colocam o Paraná como o primeiro Estado da região Sul na vacinação da população em geral e o terceiro do País em números absolutos, atrás do Rio de Janeiro (1.694.876 doses aplicadas) e São Paulo (7.700.565), nessa ordem. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão e Bahia estão na sequência.

Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, os municípios paranaenses já aplicaram 1.646.438 vacinas contra a covid-19 na população em geral de 18 a 59 anos. São pessoas que não estão em nenhum grupo prioritário e fazem parte da estratégia do Governo do Paraná adotada desde 2 de junho de aplicar as doses de maneira escalonada em todos os adultos.

Até segunda-feira (12), foram 1.528.717 primeiras doses e 117.721 segundas doses ou dose única (imunização completa) para esse grupo de paranaenses. Os números passaram a aparecer no relatório nacional do SUS apenas nesta semana.

A Secretaria de Estado da Saúde estima que o Paraná tenha 3.804.025 pessoas acima de 18 anos fora dos grupos prioritários, ou seja, 43% desse público já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19: 1.643.591 pessoas (D1 ou dose única). Se for considerada toda a população vacinável, inclusive prioritários, o número já ultrapassa 60%.

Também é a primeira vez que é possível fazer um comparativo com os outros Estados, o que antes só era possível em determinados grupos, como trabalhadores da saúde ou idosos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter