ESTADOS

Paraná quer parcerias para elevar a produtividade

Governador Ratinho Junior (PSD) avalia trazer tecnologias americanas que contribuam com o ensino de idiomas nas escolas estaduais e fortaleçam as redes de inteligência da polícia

22/08/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O governador Ratinho Junior recebeu a visita do Consul-Geral Adam Shub. Foto: Gilson Abreu/ANP

 

Eleito com a proposta de elevar a produtividade e a competitividade da economia do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vem buscando desde o início de seu mandato parcerias que contribuam nesse processo. Nesta quinta-feira (22), ele se reuniu, no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub, para conversar sobre ações conjuntas que atendam as áreas de educação e segurança pública.

A ideia é trazer para o Paraná tecnologias americanas que contribuam com o ensino de idiomas dos alunos das escolas estaduais e com o fortalecimento das redes de inteligência das polícias Civil e Militar. Ratinho Junior explicou que além do programa Ganhando o Mundo, que oferecerá bolsas de intercâmbio a estudantes paranaenses, o governo também prepara um programa para ofertar cursos de inglês a todos os alunos da rede estadual. “A prioridade do Governo é fazer o programa acontecer. Mas também buscamos por plataformas para o ensino de idiomas, e a expertise do consulado americano pode nos ajudar com esses projetos”, afirmou o governador.

Para o diplomata americano, um dos focos de cooperação é na área de segurança pública, principalmente na vigilância da fronteira paranaense com o Paraguai. “A troca de experiências é bem importante. Estive na semana passada em Foz do Iguaçu, passei pela fronteira entre Paraguai e Brasil. Temos que cooperar no monitoramento dessa área, com uso de tecnologia, boas táticas e compartilhamento de informações”, explicou Shub.

O programa de concessões do Estado, que abre a possibilidade de parcerias público-privadas (PPP) em setores como infraestrutura, segurança e saúde, também foi destacado na reunião. “Fizemos o Paraná Day em Nova York, onde pudemos apresentar com sucesso as oportunidades de investimento no Estado a empresários americanos, como o pacote de concessões que o Governo prepara para a área de rodovias, que será o maior do Brasil”, disse o governador.

Ele também citou a concessão de quatro aeroportos paranaenses, que além de serem atrativos para a iniciativa privada também podem fortalecer o turismo no Estado. “Já temos redes internacionais investindo no Paraná, como o grupo Hard Rock, e queremos atrair mais turistas para conhecer nossas belezas”, disse Ratinho Junior.

“Paraná e Estados Unidos têm muita coisa em comum. Um grande interesse em fortalecer a segurança, a cooperação cultural para os paranaenses que querem estudar no País e, claro, a parte comercial”, ressaltou o cônsul. “O Estado é bem atrativo para investidores globais, sobretudo dos Estados Unidos, em setores como infraestrutura e agronegócio. Temos boas perspectivas para o futuro”, completou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter