ESTADOS

Paraná terá maior salário mínimo do País em 2022

Para o governador Ratinho Junior (PSD), sua gestão mantém o compromisso de valorizar o trabalhador e o aumento do poder aquisitivo vai contribuir para o processo de retomada da economia

13/01/2022

O governador Ratinho Jr: “O salário mínimo do Paraná é um exemplo nacional”

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias do Paraná

Após a definição do novo reajuste pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, o Paraná continuará em 2022 com o maior salário mínimo regional do País. Para o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), “o reajuste do piso é um compromisso do nosso governo em valorizar os trabalhadores e é feito de forma muito democrática”. De acordo com ele, “essa valorização vai aumentar o poder aquisitivo dos trabalhadores, se refletindo na retomada da economia. O salário mínimo do Paraná é um exemplo nacional”.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, deputado federal licenciado Ney Leprevost (PSD), essa conquista é resultado do esforço da atual gestão. “Trabalhamos muito e conseguimos construir um consenso entre os trabalhadores, os empresários e o Governo do Estado”, disse.

O novo piso vai variar entre R$ 1.617,00 e R$ 1.870,00, conforme a categoria profissional, em função do reajuste de 10,06% (o que equivale a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC). Os valores foram definidos pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), que é formado por representantes do Executivo, de seis federações do setor patronal e das seis principais centrais sindicais (representando os trabalhadores), e acompanha o cenário de retomada econômica no Paraná.

O salário mínimo regional é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções coletivas de trabalho. A medida vale exclusivamente para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

O piso salarial será reajustado por atividade profissional. Na categoria 1 (trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca), o valor sobe dos atuais R$ 1.467,00 para R$ 1.617,00; na seguinte, de trabalhadores de serviços administrativos, vendedores do comércio e reparação e manutenção, de R$ 1.524,00 para R$ 1.680,00; na outra (trabalhadores da produção de bens e serviços industriais), de R$ 1.577,00 para R$ 1.738,00; e na última (técnicos de nível médio), de R$ 1.696,00 para R$ 1.870,00.