RECONHECIMENTO

Parlamentares do PSD estão entre os mais influentes do Congresso

Quatro deputados federais e quatro senadores do partido foram destacados na Elite Parlamentar 2019, análise divulgada pela consultoria política Arko Advice

29/10/2019

O líder da bancada, André de Paula, de Pernambuco.

Edição: Scriptum

Quatro deputados federais e quatro senadores do PSD fazem parte da Elite Parlamentar 2019, análise realizada pela consultoria política Arko Advice. Na Câmara dos Deputados, os representantes do partido mencionados no levantamento são: o líder da bancada, André de Paula, de Pernambuco; o relator-geral do Orçamento da União para 2020, Domingos Neto, do Ceará; Fábio Trad, do Mato Grosso do Sul; e Hugo Leal, do Rio de Janeiro.

O deputado Domingos Neto

A consultoria divide os deputados e senadores de elite em dois segmentos: lideranças formais e informais. André de Paula e Domingos Neto fazem parte do primeiro grupo. Além de ocuparem cargos na estrutura de poder do parlamento, exercem influência sobre os demais segundo os seguintes critérios: decisão sobre a agenda e encaminhamento de deliberações; liderança partidária com peso político segundo o número de liderados; e presidência e relatoria das comissões, especiais ou técnicas, nas quais tramitam as principais matérias da agenda legislativa no Congresso.

O deputado Fabio Trad

Fábio Trad, mestre em Direito Penal e Economia, e Hugo Leal, debatedor e relator da nova Lei de Falências, foram citados entre as lideranças informais. Segundo a definição da Arko Advice, embora não ocupem cargos na estrutura de poder do parlamento, “possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes políticos, grupos de pressão, bancadas de interesse ou outras expressões de poder da sociedade.”

Os quatro senadores do PSD, citados entre as lideranças formais, são: o líder da bancada, Otto Alencar, da Bahia; o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul; o primeiro-secretário do Senado, Sérgio Petecão, do Acre; e o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Omar Aziz, do Amazonas.

Referência

O deputado Hugo Leal

Fundada em 1982, a consultoria Arko Advice é uma referência no mercado de análise política e estratégia. A empresa conta com cerca de 100 clientes e possui sede em Brasília, além de escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Nova York e Londres. A íntegra do levantamento pode ser conferida aqui.