CÂMARA

Parlamentares do PSD querem mais investimentos no Nordeste

Durante encontro com o presidente da Caixa Econômica Federal, o deputado Júlio César (PSD-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, disse que a região perdeu bilhões em financiamentos

18/10/2019

O deputado Júlio César (o primeiro, da esquerda para a direita) constatou que a região perdeu cerca de R$ 954 bilhões em financiamentos

Edição: Scriptum

A redução dos investimentos da Caixa Econômica Federal no Nordeste foi um dos temas levantados pelo deputado federal Júlio César (PSD-PI) durante café da manhã da bancada de parlamentares da região com o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, na quarta-feira (16).

Coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara, Júlio César disse que analisou os últimos balanços apresentados pela Caixa e constatou que a região perdeu cerca de R$ 954 bilhões em financiamentos. “Precisamos saber quanto será disponibilizado de crédito para o Minha Casa Minha Vida, o crédito agrícola, e o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento)”, questionou Júlio César.

Os deputados da bancada cobraram um aumento das operações de crédito da instituição na região. Júlio César lembrou que em agosto notícia veiculada pela imprensa mostrou que as operações da Caixa com Estados e municípios atingiam apenas 2,2% do total. “Houve um protesto generalizado, uma revolta aqui da bancada. O presidente refez os números, liberou projetos que já estavam no ponto e chamou reunião com a diretoria. E aí mostrou números, crescendo oito pontos percentuais. Ele hoje traz aplicação até junho, aqueles dados eram do começo do ano”, disse Júlio César.

Pedro Guimarães explicou que o total para o Nordeste hoje está em torno de 11% e que os números se referem apenas a obras de infraestrutura. Para elevar ainda mais o percentual, ele contou que a Caixa vem fazendo visitas aos municípios nordestinos para treinar as prefeituras sobre as exigências de contratação.

O presidente da Caixa disse ainda que a instituição pretende elevar de R$ 4 bilhões para R$ 30 bilhões até 2022 a sua participação no crédito rural e que um dos focos é a região Nordeste. “O crédito agrícola nunca foi o foco da Caixa. E muito menos no Nordeste. O Nordeste não era nem 2% do crédito agrícola da Caixa, que já era baixo. Isso acabou. Vamos ter crédito agrícola. Em especial porque a região Nordeste, como a Norte, tem várias áreas importantes de desenvolvimento social e econômico. Então teremos dois grandes grupos de foco no crédito agrícola. Aquele que é de longo prazo para silos e beneficiamento. E o social”, disse.

Pedro Guimarães informou que uma portaria lançada este mês pelo governo vai permitir a redução dos custos de contratação para os prefeitos porque a fiscalização de obras foi simplificada, possibilitando a redução de taxas de administração.

Outra iniciativa citada por Guimarães foi a abertura de três novas superintendências da Caixa no Nordeste – Pernambuco, Paraíba e Maranhão – a partir da desativação de duas outras em São Paulo e uma em Minas Gerais. Também anunciou que a Caixa vai patrocinar festas juninas nordestinas.

O deputado Júlio César elogiou a redução das taxas de juros dos empréstimos pessoais que vem sendo praticada pela Caixa, mas pediu redução também das tarifas bancárias.

Por sua vez, o deputado Antônio Brito (PSD-BA) afirmou durante a reunião que é “defensor da causa das Santas Casas e não poderia deixar de parabenizar a sanção da Lei que aplica os recursos do FGTS em operações de crédito destinadas às entidades hospitalares filantrópicas e sem fins lucrativos do SUS.”

O presidente Caixa lembrou que dos R$ 3 bilhões concedidos para socorrer as Santas Casas, já foram contratados R$ 2 bilhões. “Nossos resultados são recordes e o objetivo é retornar em benefícios para a sociedade”, disse Guimarães.