ENERGIA

Passarinho pede e Aneel revê bandeiras tarifárias

Deputado do PSD do Pará apontou reajuste indevido no valor das tarifas de energia e Agência de Energia Elétrica se comprometeu a corrigir o problema

17/10/2019

Joaquim Passarinho: “Detectamos que a empresa usava um sistema de arredondamento de valor. Isso reajustou a tarifa da bandeira amarela de R$ 1,34, para R$ 1,50”

Edição: Scriptum

O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) apresentou projeto de decreto legislativo determinando que seja sustada a normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que aumentava o valor das tarifas. “Detectamos que a empresa usava um sistema de arredondamento de valor. Isso reajustou a tarifa da bandeira amarela de R$ 1,34, para R$ 1,50”, afirmou Passarinho.

A proposição foi analisada na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara, na última quarta-feira (16), depois de ser adiada por cinco sessões. Momentos antes do início dos trabalhos do colegiado, o diretor-presidente da Aneel, André Pepitone, junto com equipe técnica, esteve reunida com Passarinho para chegar a um acordo.

A Aneel, em acordo com o deputado, se comprometeu a editar nova normativa nos próximos dias para aprimorar o sistema de bandeiras tarifárias e aperfeiçoar a aritmética de cálculo que vai suprimir o atual arredondamento adotado. “Esse entendimento não coloca o setor elétrico em risco e garante aplicação do cálculo preciso nas contas de energia”, reforçou Passarinho.