CONGRESSO

Pesquisa inédita mostra estágio da filantropia no Brasil

Evento presidido por Marcos Bertaiolli (PSD-SP) apresentará levantamento que revela a contrapartida das instituições filantrópicas de saúde, educação e assistência social para o País

21/06/2022

O deputado Marco Bertaiolli

Redação Scriptum com Agência Câmara

Em evento presidido pelo deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas apresentará a pesquisa “A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, uma iniciativa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, com apoio da Frente Parlamentar das Santas Casas. A reunião acontece nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A terceira edição do estudo foi conduzida pela DOM Strategy Partners e auditada pela Audisa, e apresenta os aspectos quantitativos e qualitativos da atuação das instituições filantrópicas no Brasil, tendo como base de dados os números oficiais da Receita Federal e dos Ministérios da Cidadania, Saúde e Educação.

No Brasil, o setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. Em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso objetivo é mostrar o impacto do setor filantrópico de uma forma transparente e organizada. Dessa forma, fica muito claro que o trabalho dessas instituições é fundamental para o Brasil”, reforça Custódio Pereira, presidente do Fórum de Instituições Filantrópicas.

A pesquisa pode ser acessada no site do fórum. Os dados estão abertos ao público em um painel interativo, em que é possível filtrar as informações por cidade, estado ou tipo de serviço oferecido.

Serviço:

Evento: Lançamento Nacional da Pesquisa A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil
Data: 22 de junho (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Freitas Nobre, subsolo Anexo 4 – Câmara dos Deputados – Brasília