ESTADOS

Pesquisa: Ratinho Junior pratica a “nova política”

Levantamento do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, mostra que parte significativa dos deputados estaduais aprova a maneira pela qual o governador paranaense vem conduzindo sua gestão

07/06/2019

O governador Ratinho Jr: “Queremos que as pessoas mais humildes tenham uma vida melhor”

Edição: Scriptum

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está cumprindo o que prometeu na campanha eleitoral. Isso é o que afirma parte significativa dos deputados estaduais paranaenses, de acordo com pesquisa realizada pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

O levantamento foi feito por meio de um questionário, aplicado aos parlamentares nos meses de abril e maio. Dos 54 deputados estaduais, 34 responderam às perguntas. Em uma delas, os parlamentares foram convidados a fazer uma avaliação do governo Ratinho Junior, se posicionando sobre a seguinte questão: “O governo de Ratinho Junior está promovendo a ‘nova política’ prometida nas eleições de 2018?”

De acordo com o jornal, entre os deputados que responderam, a maioria concordou completamente (18 deputados) ou em partes (6 parlamentares). Já 7 deputados disseram discordar, sendo três discordando parcialmente e quatro integralmente.

Um dos deputados que discordaram foi Soldado Fruet (Pros). Na visão dele, o governo precisa ouvir mais os deputados – mesmo aqueles que não são da base do governo. “O que eu vejo é uma continuação da antiga política. Práticas que continuam, como as nomeações políticas para cargos importantes do governo”, critica.

Do mesmo partido, Homero Marchese (Pros) tem outra visão. Para ele, até agora, o governo tem promovido um bom diálogo com a Alep e implementando “medidas populares, mas sem ser populista”. Em sua visão, “estamos no início do mandato, posso avaliar a partir do que eu vi até agora. O governo tem atendido aos anseios da população. Espero não me arrepender dessa avaliação depois”, pondera o parlamentar.

Em entrevista à Gazeta do Povo, ao comemorar os primeiros 100 dias de governo, o próprio governador comentou a percepção da população paranaense sobre sua administração. “Os 100 primeiros dias deram a oportunidade de mostrar o ritmo que vamos impor no governo. A gente organizou a parte operacional e conseguimos medidas simbólicas, como acabar com a aposentadoria de governador, devolver o jatinho que era alugado, desperdícios que iam acontecendo. Implantamos o compliance em vários órgãos. Diminuímos taxas do Detran, acabando com aluguéis que custavam caro para o governo. Estamos desburocratizando a máquina, com licenças ambientais mais rápidas. Sendo mais eficientes. Fazendo com que o Paraná passe a ser um Estado mais atrativo para o setor produtivo e gere empregos. Meu governo tem um tripé: gestão eficiente, planejamento, em especial na infraestrutura, e visão social forte. Queremos que as pessoas mais humildes tenham uma vida melhor”, afirmou.