MEIO AMBIENTE

Petecão apoia controle de espécies exóticas no País

Senador do PSD do Acre defende projeto que fixa regras para combater a invasão do ecossistema brasileiro por animais importados. “Espécies exóticas podem levar à extinção de espécies nativas"

24/01/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

O senador Sérgio Petecão Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

 

As invasões de espécies exóticas está, ao lado do desmatamento, entre as principais causas da perda da diversidade no mundo. Essa é uma das razões que levam o senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, a defender o projeto de lei que estipula regras para o controle de espécies exóticas ao ecossistema brasileiro, a ser analisado em breve pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

A proposta (PLS 201/2016), já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi motivada pela proliferação desenfreada de javalis no país. O senador Sérgio Petecão afirma que a preocupação é justificada, pois espécies exóticas podem levar à extinção de espécies nativas (veja reportagem em áudio da Rádio Senado).

O Brasil enfrenta atualmente sérios problemas com a invasão de javalis. Os animais importados que acabaram soltos na natureza causam prejuízos para agricultores dos Estados das regiões Sul e Sudeste e ameaçam especialmente a suinocultura em Santa Catarina, um dos principais setores econômicos do Estado. Estima-se que existam cerca de 200 mil javalis no território catarinense. O cenário local é o exemplo mais drástico do estrago causado pelo animal que já está presente em pelo menos 563 municípios brasileiros.

Atualmente, o javali é o único animal cuja caça é permitida no país. Em 25 de março, uma nova portaria do Ibama regulamentou o uso de cães para o manejo da espécie e informatizou o sistema de autorizações para caçadores.

Na década de 1980, o Brasil enfrentou também problemas com o caramujo gigante africano trazido ao país para ser uma iguaria vendida a preço mais baixo que o escargot francês. Como não caiu no gosto do consumidor nos restaurantes, os criadores se livraram dos moluscos, soltando-os em qualquer lugar. O caramujo africano, que pode colocar até 200 ovos por vez, rapidamente se espalhou pelo país, causando danos a plantações e transmitindo doenças.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter