MUNICÍPIOS

População do Rio estará imunizada até novembro com duas doses

Decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, do PSD, em live

16/07/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Eduardo Paes: o Rio de Janeiro é uma das capitais que mais vacinam no mundo contra a covid

 

 

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro acelerou o calendário da vacinação contra a covid-19 e prevê que toda a população carioca a partir de 12 anos estará imunizada com as duas doses até o fim novembro. A mais recente edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (16), mostra a redução da transmissão do coronavírus no município do Rio. Uma das causas é o avanço da campanha de vacinação. Setembro, mês que marca o fim da vacinação dos cariocas a partir de 12 anos com a primeira dose também será marcado pela intensificação na busca ativa de não vacinados e repescagem de todas as idades para garantir que todos estejam protegidos.

Em live realizada na noite desta quinta-feira (15), o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, já haviam divulgado a decisão de acelerar o processo de vacinação, prevendo que até 18 de agosto todos os cariocas adultos poderão se vacinar contra a covid-19 e, de 23 de agosto a 10 de setembro, serão convocados os adolescentes entre 12 e 17 anos. A meta da Prefeitura é imunizar pelo menos 90% da população elegível, um total de 4,7 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro é uma das capitais que mais vacinam no mundo contra a doença e, com o novo calendário, é possível prever que até meados de novembro a população terá completado o esquema vacinal contra a doença.

Até quinta-feira (15), 3.460.320 pessoas haviam tomado a primeira dose de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer e outras 135.128 receberam o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal de dose única. Esse total representa 68% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 18 anos) com a imunização iniciada ou concluída. Entre as pessoas que seguem o esquema de duas doses, 1.248.618 já receberam a vacina. A Prefeitura disponibiliza 280 pontos de vacinação em toda a cidade, funcionando de segunda-feira a sábado.

Paquetá vacinada

Depois da vacinação dos adultos a partir de 18 anos residentes da Ilha de Paquetá, em 20 de junho, pela pesquisa PaqueTá Vacinada, uma parceria entre a SMS e a Fiocruz vacinará, no dia 25 de julho, os adolescentes entre 12 e 17 anos.

Diferentemente dos adultos participantes do projeto, que receberam doses de AstraZeneca, os adolescentes receberão a vacina da Pfizer, já que é o único imunizante atualmente disponível com autorização da Anvisa para aplicação nesse público. A segunda dose das vacinas, tanto para adolescentes quanto para adultos, será aplicada em 15 de agosto.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter