MUNICÍPIOS

Prefeito de BH age para reduzir impacto das chuvas

Alexandre Kalil (PSD) colocou em prática plano de emergência para enfrentar os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a capital mineira. Só na quinta-feira foram realizados 156 atendimentos

24/01/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Alexandre Kalil se reuniu com a ministra do STF, Carmem Lúcia.

 

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), está atuando em diversas frentes para enfrentar os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a capital mineira. Na quinta-feira (23), o primeiro dia de ações do plano emergencial colocado em prática pela Prefeitura, foram realizados 156 atendimentos e a Defesa Civil Municipal disponibilizou 111 agentes para o trabalho.

Mais da metade dos atendimentos (79) foi na região do Barreiro, enquanto na região Leste foram registradas três ocorrências, ambas relacionadas a infiltrações em residências. A maior parte das ocorrências em toda a cidade diz respeito a alagamentos (53), seguindo de enchentes ou inundações (20) e risco de escorregamento ou desabamento (11).

O trabalho envolveu ainda atuação diante do deslizamento de encostas, risco de danificação ou destruição de residências, vistoria de trincas e desabamentos ou destruição de muros. Além do monitoramento em tempo integral das condições meteorológicas, a Defesa Civil emitiu ao longo do dia alertas de pancadas de chuvas até as 8h desta sexta-feira, dia 24, e alertas geológicos com validade até o domingo, dia 26.

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura suspendeu todas as atividades nas escolas municipais e orienta que a rede parceira também adote a medida. A decisão foi tomada depois de entendimento entre a Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil Municipal, que deu as orientações de acordo com os protocolos de segurança em períodos de chuvas intensas.

A medida visa a segurança dos estudantes e funcionários devido às fortes chuvas neste período. Estão suspensos os programas Escola nas Férias e Escola Aberta. O início das aulas, marcado para 5 de fevereiro, também fica suspenso até que a Defesa Civil Municipal assegure que as condições climáticas não representem mais nenhum risco para os estudantes e funcionários.

 

As fortes chuvas causaram muitos problemas em Belo Horizonte

 

Também nesta sexta-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet se reuniram com o prefeito Alexandre Kalil para conhecer o trabalho da força-tarefa montada pela Prefeitura em razão das fortes chuvas que atingem a capital desde quinta-feira.

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde Kalil transferiu seu gabinete para acompanhar a evolução climática da capital e agilizar a tomada de decisões.

Após a reunião, a ministra Cármen Lúcia afirmou que fez questão de ir ao local para se “solidarizar” com a administração e as equipes que estão de prontidão para atuar em cada necessidade. Para ela, é importante que os mineiros e belorizontinos tenham a segurança de que seus direitos serão “devidamente preservados”.

“Vim para me solidarizar e saber no que nós, cidadãos, nessa condição, podemos fazer também para evitar que outras situações como essas de risco e causadas por chuvas, em grande parte, e a situação de obras públicas, não se repita, e os vulneráveis não fiquem em desvalia nessas horas”, afirmou a ministra.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter