BELO HORIZONTE

Programa oferece internet e formação tecnológica para comunidades

Criado pela gestão do prefeito Alexandre Kalil (PSD), projeto de inclusão digital vai beneficiar 370 mil moradores de baixa renda na capital de Minas Gerais. Governo municipal investirá R$ 44,6 milhões na iniciativa, que inclui aulas de Tecnologia da Informação

06/12/2021

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Alexandre Kalil: Implantação deve acontecer até o fim de 2022, com a expansão de 735 kms de redes de fibra óptica

 

 

Redação: Scriptum

 

Para estimular a geração de empregos, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) investe no Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte, voltado para a formação em Tecnologia da Informação. O projeto vai levar internet gratuita para todas as comunidades e conjuntos habitacionais da capital de Minas Gerais, beneficiando cerca de 370 mil moradores. Desse total, 45 mil são estudantes da rede municipal de ensino.

Gerenciado pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), o programa terá investimento de R$ 44,6 milhões. “Inclusão digital não é mais um problema de conforto. Inclusão digital é um problema de necessidade, uma necessidade muito importante no mundo moderno. Estamos falando em escola, em saúde e em transporte”, destacou o prefeito, que lançou o projeto na última quinta-feira (2).

A implantação já começou e deve acontecer até o fim de 2022, com a expansão de 735 quilômetros de redes de fibra óptica e a instalação de 2,1 mil novos pontos de Wi-Fi gratuito em 218 vilas e favelas. Ainda estão sendo implantados nove centros de referência em inclusão digital, um em cada regional da cidade. Além disso, serão oferecidas 15.790 novas vagas em cursos de formação e capacitação. A Vila do Índio foi a primeira comunidade a receber o projeto.

O programa também prevê a doação de computadores ou dispositivos móveis para os domicílios que não possuem acesso à internet. Segundo o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, são computadores ou tablets doados para a Prefeitura que estão sendo recondicionados pela equipe da Diretoria de Inclusão Digital. “Vamos expandir a infraestrutura de Wi-Fi gratuito e ainda levar o ensino de programação para toda a rede municipal de ensino, além de formar profissionais qualificados para o crescente mercado de Tecnologia da Informação”, acrescentou Garcia.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter