CONTABILIDADE

Projeto busca fidelidade de informações à Receita

Proposta apresentada na Câmara pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ) prevê cadastro dos profissionais de contabilidade que atuam para empresas. “Contabilistas são responsáveis pelas informações à Receita Federal”

06/09/2022

FacebookWhatsAppTwitter

Redação Scriptum com Agência Câmara

Apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), o Projeto de Lei 2279/22 determina a criação, pela Receita Federal, de um cadastro eletrônico dos profissionais de contabilidade responsáveis pelas contas de contribuintes pessoa jurídica. O objetivo da medida é evitar que profissionais sem habilitação profissional trabalhem para as empresas e organizações. Hugo Leal lembra que os contabilistas são responsáveis pela prestação de informações à Receita Federal.

Pela proposta, o cadastro será compulsório. Desta forma, todas as pessoas jurídicas, independentemente do porte (com exceção dos microempreendedores individuais – MEI) ou ramo de atuação, deverão prestar informações sobre o responsável técnico contábil, como o registro profissional.

De acordo com o deputado, “se a Receita recepciona informações de contribuintes que foram apuradas por profissionais inabilitados, leigos ou prestadas zeradas ou incompletas, os órgãos de fiscalização ficam prejudicados no real planejamento de ações de fiscalização. O que resulta em uma frustração de arrecadação e gera danos ao Erário”.

Prazo

A proposta determina que a Receita Federal disponibilize, no cadastro, área para que o responsável técnico contábil possa autodeclarar qualquer tipo de alteração em seus dados.

A estruturação do cadastro eletrônico deverá ocorrer em 90 dias, a contar da publicação da futura lei. A Receita Federal deverá ainda fazer campanhas de divulgação da nova obrigação.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

 

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter