SEGURANÇA

Projeto contra violência doméstica avança na Câmara

Proposta que define prazo de 24 horas para elaboração do laudo do exame de corpo de delito em mulher vítima de violência doméstica, do deputado Expedito Netto (PSD-RO), é aprovada em comissão

15/09/2021

O deputado Expedito Netto

Projeto de Lei do deputado Expedito Netto (PSD-RO), que define o prazo de até 24 horas para elaboração do laudo do exame de corpo de delito em mulher vítima de violência doméstica, foi aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara na terça-feira (14).

De acordo com o parlamentar de Rondônia, “são frequentes as reclamações em virtude da demora para a emissão de laudos que comprovam a ocorrência de violência doméstica ou familiar, passíveis de serem punidos pela Lei Maria da Penha. O objetivo deste projeto é oferecer mais rapidez à apuração dos casos de violência contra a mulher ocorridos em nosso País”.

O texto original de Expedito Netto foi modificado pelo colegiado. O substitutivo aprovado pela Comissão de Segurança determina que o mesmo prazo de 24 horas valerá para os casos de violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.

Atualmente, estes tipos de crimes já têm prioridade de atendimento nos institutos médico-legais (IMLs), que realizam os exames. Mas não há prazo para conclusão dos laudos.

Estatísticas

O Brasil ocupa a quinta colocação no ranking de mortes violentas de mulheres no mundo. Em 2020, no País, houve o registro de 105.821 ocorrências em delegacias virtuais, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“Nos casos de violência, existe a possibilidade de as marcas sumirem com o tempo, e a vítima, sem as provas materiais, terá enormes dificuldades para obter as medidas legais para se precaver diante do agressor”, disse Expedito, ao defender a aprovação do seu projeto.