Projeto cria programa para fabricar amônia e ureia
O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) propôs a criação do Programa Emergencial para Fabricação de Amônia e Ureia. O objetivo é colocar o Brasil em posição mais independente na produção de fertilizantes
22/09/2023

Otto Alencar Filho: “País é o quarto maior consumidor de amônia, precisa ser independente”
Edição Scriptum com Assessoria de Comunicação do deputado
A criação do Programa Emergencial para Fabricação de Amônia e Ureia (Pefau), com a instituição de subsídio para incentivar o uso de gás natural como matéria-prima, é objeto de projeto apresentado na Câmara pelo deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA).
A meta é colocar o Brasil em posição mais independente na produção de fertilizantes, explica o parlamentar baiano, segundo quem a proposta viabiliza a destinação de recursos do governo federal para a subvenção de preços de gás natural.
O texto também cria a obrigatoriedade de que a empresa pública Pré-Sal Petróleo disponha da parcela do petróleo e do gás natural da União no regime de partilha da produção, para viabilizar a fabricação de amônia e ureia a preços abaixo do praticado no mercado nacional.
Posição estratégica
“Essa medida visa colocar o Brasil em posição estratégica e mais independente na produção de fertilizantes, tendo em vista que somos o quarto maior consumidor de fertilizantes, indispensáveis para a produção de alimentos”, afirmou Otto Filho.
Os objetivos do programa são: assegurar o fornecimento de gás natural para fabricação de amônia e ureia; reduzir o preço do gás natural praticado no Brasil para fabricação de amônia e ureia; alcançar a segurança do abastecimento do setor agrícola e agropecuário em território nacional; incentivar a expansão da indústria de fertilizantes nitrogenados em todo o território nacional e viabilizar a destinação estratégica da parcela do gás natural da União no regime de partilha.
LINK: https://psd.org.br/noticia/projeto-cria-programa-para-fabricar-amonia-e-ureia/