CÂMARA

Projeto estende o auxílio-acompanhante a aposentados

Apresentada na Câmara pelo deputado Ricardo Silva (PSD-SP), proposta amplia benefício que hoje apenas aposentados por invalidez têm direito, equivalente a 25% do valor da aposentadoria

05/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Ricardo Silva: texto aumenta o valor da aposentadoria em 25% a todos os que necessitam de assistência permanente de outra pessoa.

 

Edição Scriptum com Agência Câmara

 

Os acompanhantes de todos os aposentados que necessitam de assistência permanente poderão receber um auxílio do INSS equivalente a 25% do valor da aposentadoria. Isso é o que prevê o Projeto de Lei 611/23, apresentado na Câmara pelo deputado Ricardo Silva (PSD-SP).

Atualmente, apenas os aposentados por invalidez têm direito ao acréscimo, segundo a Lei de Planos de Benefícios da Previdência Social, que é alterada pela proposta. “Nossa legislação prevê pagamento de auxílio-acompanhante apenas na modalidade de aposentadoria por invalidez, criando, a meu ver, um tratamento jurídico desigual para possíveis situações idênticas, em afronta à regra constitucional da igualdade”, observa o autor,

O texto que estende o benefício do auxílio-acompanhante aumenta o valor da aposentadoria em 25%, a todos os aposentados que necessitam de assistência permanente de outra pessoa. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Em 2021, o STF negou a extensão do auxílio-acompanhante, contrariando decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STF entendeu que a extensão somente poderia ser concedida por lei e não por decisão judicial.

A proposta foi apensada ao PL 7841/14, que tramita em caráter conclusivo.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter