SENADO

Projeto reduz tributos de cooperativas de representação comercial

Apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), proposta aprovada pelos parlamentares segue para análise da Câmara dos Deputados. Relator da matéria é o senador goiano Vanderlan Cardoso, também filiado ao partido

26/11/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

O senador Rodrigo Pacheco

 

Redação Scriptum com Agência Senado

 

O Senado aprovou nesta quinta-feira (25) o projeto do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que permite às cooperativas de representação comercial excluírem da base de cálculo da contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins os valores repassados aos seus cooperados em decorrência de serviços prestados. O texto do PL 4.726/2020, que teve relatoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com Pacheco, o projeto tem como objetivo fornecer segurança jurídica às cooperativas, em função de “histórico legislativo bastante complexo e jurisprudência instável”.

Pacheco destacou que, segundo a Constituição, lei complementar deverá dispor sobre o tratamento tributário do ato cooperativo. “Ao longo dos anos, normas tributárias esparsas foram editadas para dispor sobre pontos específicos da tributação sobre as cooperativas, todavia sem observar a lógica presente na Lei Geral do Cooperativismo”, afirmou o parlamentar. O presidente do Senado disse, ainda, que a tributação é lesiva à economia como um todo porque prejudica a realização de negócios e a geração de postos de trabalho.

Vanderlan Cardoso acrescentou uma emenda que estabelece a vigência da lei até 31 de dezembro de 2026. A iniciativa do relator da matéria adaptou o projeto à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que prevê limite de cinco anos a medidas que concedam benefícios de natureza tributária.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter