LEGISLAÇÃO

Projeto regula transação tributária no Simples

O deputado federal Marco Bertaiolli, do PSD de São Paulo, quer incluir os optantes do Simples nas regras de Medida Provisória que estimula a regularização dos débitos fiscais

12/03/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

O deputado Marco Bertaiolli: acordos poderão envolver débitos em fase de disputa administrativa, judicial ou inscritos em dívida ativa.

 

De autoria do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), o Projeto de Lei Complementar 9/20 permite que microempresas e empresas de pequeno porte inscritas no Simples Nacional celebrem acordo com a Fazenda Pública para extinguir dívida tributária e encerrar litígios – a chamada transação tributária. Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, os acordos poderão envolver débitos em fase de disputa administrativa, judicial ou inscritos em dívida ativa.

Bertaiolli explica que, no caso do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições (Simples Nacional), a negociação depende da aprovação de lei complementar específica, uma vez que envolve impostos federais, estaduais e municipais. “O objetivo é permitir que os optantes do Simples estejam incluídos na modalidade de transação tributária que é regulamentada pela Medida Provisória do Contribuinte Legal (MP 899/19)”, afirmou o deputado.

O deputado paulista foi o relator da proposta na comissão mista criada para analisar a MP. O objetivo da MP 899, segundo o governo federal, é estimular a regularização de débitos fiscais e ampliar a arrecadação.

O projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o texto será analisado pelo Plenário.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter