LEGISLAÇÃO

Proposta estimula pesquisa brasileira na Antártida

Projeto apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) determina que recursos do Fust sejam aplicados nas despesas de telecomunicações do Programa Antártico Brasileiro

08/08/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O senador Otto Alencar Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

As pesquisas feitas por cientistas brasileiros na Antártida poderão ser aceleradas se um projeto de lei apresentado pelo senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, for aprovado. De acordo com a proposta de Alencar, os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) poderão ser aplicados nas despesas de telecomunicações do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O projeto de lei do Senado (PLS 433/2018) já foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo a proposição apresentada pelo senador baiano, que modifica as leis 9.998, de 2000, e 9.472, de 1997, o Proantar poderá usar recursos do Fust inclusive no fornecimento de equipamentos de rede e terminais de acesso aos serviços de telecomunicações usados no programa do governo brasileiro de pesquisas científicas na Antártica.

Outro artigo inclui o Centro-Oeste entre as regiões a serem beneficiadas anualmente com a aplicação de pelo menos 30% dos recursos do fundo em programas, projetos e atividades de telecomunicações – atualmente, a aplicação obrigatória mínima contempla apenas os projetos de concessionárias de telefonia fixa nas áreas das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

O relator na CAE é o senador Styvenson Valentim (Pode-RN), favorável à matéria e à emenda apresentada na CCT para que os recursos do fundo sejam também utilizados na ampliação do acesso à internet em banda larga.

Em seu relatório, o senador cita auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a qual, no período de 2001 a 2016, menos de 0,002% dos recursos do Fust, ou R$ 341 mil, foram efetivamente utilizados na universalização dos serviços de telecomunicações, frente a uma arrecadação de R$ 20,5 bilhões.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter