SAÚDE

Proposta: mutirões para ajudar pessoas com deficiência

Projeto de lei do deputado Fábio Faria (PSD-RN) cria mutirões periódicos para atendimentos de saúde, terapêuticos e multidisciplinares voltados a quem tem deficiência física ou mental

05/09/2019

O deputado Fábio Faria: “Objetivo é acabar com as longas filas de espera para aqueles que justamente mais necessitam de tratamento terapêutico”

Edição: Scriptum

Projeto de lei de autoria do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), que propõe oferecer mutirões periódicos para atendimentos de saúde, terapêuticos e multidisciplinares voltados a pessoas com deficiência, foi aprovado nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara.

De acordo com o parlamentar do Rio Grande do Norte, “o objetivo é acabar com as longas filas de espera para aqueles que justamente mais necessitam de tratamento terapêutico. Para isso é necessário atendimento adequado em espaços públicos como escolas, agremiações, entre outros, de modo a otimizar a inserção social desses brasileiros”.

Para o deputado, o tratamento tardio pode impedir melhorias na qualidade de vida. “Essas pessoas enfrentam diariamente a falta de acesso a profissionais capacitados. Uma verdadeira barreira ao desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências, impedindo a independência destes indivíduos e comprometendo suas reais chances de inserção social”.

Cerca de 45% da população brasileira é composta de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estão inclusos neste percentual os brasileiros com deficiências visuais, motoras, auditivas, mental ou intelectual.

O projeto tramita em regime conclusivo nas comissões e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).