Proposta proíbe criação comercial de animal silvestre
Comissão de Cultura aprova projeto de Célio Studart (PSD-CE) que protege a fauna brasileira. Texto só permite autorização de criadouros de animais silvestres com fins conservacionistas ou científicos
18/08/2023

Projeto do deputado Célio Studart autoriza a instalação de criadouros de animais silvestres no País apenas com fins conservacionistas ou científicos
Edição Scriptum com site da Liderança do PSD
Um projeto de autoria do deputado Célio Studart (PSD-CE), que tem por objetivo proteger a fauna brasileira, foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara. O texto autoriza a instalação de criadouros de animais silvestres no País apenas com fins conservacionistas ou científicos, proibindo qualquer tipo de comércio com esses animais.
O projeto aprovado altera a Lei de Proteção à Fauna. Hoje a lei já proíbe o comércio de animais silvestres, mas permite o comércio de espécimes desse tipo provenientes de criadouros devidamente legalizados. Studart pondera que a questão da legalização do comércio de espécies silvestres é bastante controversa, pois levanta o questionamento sobre qual seria o destino desses animais e a razão de tal comércio.
“É compreensível o comércio controlado para fins científicos, mas, na maioria das vezes, o comércio se dá para o simples deleite do homem em possuir um animal silvestre de estimação”, critica.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
LINK: https://psd.org.br/noticia/proposta-proibe-criacao-comercial-de-animal-silvestre/