ELEIÇÕES 2020

PSD aposta em candidaturas femininas no Ceará

Segundo maior partido do Estado em número de prefeitos, o PSD realizou seminário virtual sobre a campanha deste ano. A meta é vencer em mais 10 cidades, além das 36 nas quais tem prefeitos hoje

10/08/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

Domingos Filho, Domingos Neto, Patrícia Aguiar e Érika Amorim

 

Com a participação de representantes dos 184 municípios do Estado e 1.300 pessoas no total, o PSD do Ceará realizou na sexta-feira (7) seu primeiro Seminário Virtual para debater questões referentes às eleições deste ano. O resultado foi comemorado pelo presidente estadual da sigla, o ex-vice-governador do Estado, Domingos Filho. “Agradeço a confiança de todos, dos pré-candidatos, pré-candidatas, dos palestrantes, dos colaboradores, de parceiros e dos amigos. Saio com mais entusiasmo e confiante”, afirmou em post nas redes sociais.

Uma das decisões já tomadas é que o partido deve apostar no fortalecimento de candidaturas femininas para as eleições municipais. A legenda já tem 12 pré-candidatas a prefeitas, entre elas as prefeitas de Umari, Jati e Irauçuba. Nas eleições proporcionais, a meta é superar a cota de 30% de candidaturas femininas, chegando a 40%. Na Assembleia Legislativa do Estado, o partido é representado por duas mulheres, as deputadas Patrícia Aguiar e Érika Amorim.

Presidente do PSD mulher, Érika Amorim diz que o partido vem organizando uma rede de engajamento para maior participação feminina na política. “Eu acredito que a mulher vem para contribuir tanto com esse olhar sensível, tanto com essa garra, essa determinação, a busca pela capacitação, esse acolhimento que ela tem, essa sensibilidade maior para as questões sociais, que envolvem a infância, desenvolvimento infantil. Eu acredito que tudo isso é muito necessário”, afirma.

Com 36 prefeitos, o PSD Ceará é o segundo maior partido do Estado e está se preparando para aumentar esse número nas eleições de novembro. Sob a liderança de Domingos Filho e do deputado federal Domingos Neto, coordenador da bancada em Brasília, o PSD já tem mais de 100 pré-candidatos no Ceará, número que deve se definir nas convenções partidárias até 16 de setembro, e se organiza para dar continuidade ao processo de atração de novas lideranças realizado na última janela partidária, quando uma ofensiva política no interior do Estado foi responsável pela filiação de 18 prefeitos.

O processo de ampliação da presença no Estado tem foco em alguns municípios considerados estratégicos. “A gente precisa ter todos os cuidados para não parecer que a gente tem maior ou menor interesse em cada município, mas podemos tratar de maiores municípios”, afirma Domingo Filho, citando, por exemplo, Caucaia, Iguatu e Tianguá, onde o PSD já tem prefeitos, Maranguape, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz, Morada Nova, Icó e Limoeiro do Norte.

Além desses, ele também aponta municípios turísticos como Jijoca de Jericoacoara, Beberibe e Icapuí, onde os prefeitos também são do PSD, e o reduto político da família, Tauá, onde a deputada estadual Patrícia Aguiar é a pré-candidata a prefeita.

Para Domingos Neto, o fim das coligações nas eleições proporcionais deve ser um fator favorável. “O fim das coligações vai corrigir distorções e fortalecer os partidos que tenham um trabalho mais orgânico, então acho que esse é o trabalho a ser construído”, afirma.

No semanário virtual da semana passada, os participantes assistiram a palestras de especialistas em Direito Eleitoral e Marketing Digital e puderam discutir com lideranças do PSD estratégias para a eleição deste ano.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter