ELEIÇÕES 2022

PSD avança em seu processo de consolidação

Partido reelegeu o governador do Paraná, tem candidatos a governos estaduais no segundo turno e reforçou sua posição no Congresso, onde tem agora a segunda maior bancada do Senado, com 11 senadores, e a quinta maior da Câmara, para a qual elegeu oito deputados mais que em 2018

02/10/2022

Redação Scriptum

Com tranquilidade, mais de 150 milhões de brasileiros puderam exercer seu direito de voto neste domingo (2). Para o PSD, foi dado mais um passo importante em seu processo de consolidação entre os maiores partidos do Brasil. Desta vez, a legenda reelegeu dois senadores (Otto Alencar, da Bahia, e Omar Aziz, do Amazonas) e ficou com a segunda maior bancada do Senado, com 11 senadores, tendo recebido mais de 11 milhões de votos para seus candidatos à Casa. Na Câmara, o PSD elegeu 42 deputados federais, oito a mais do que em 2018, e na próxima legislatura terá a quinta maior bancada da Casa.

Na disputa para a Presidência da República, ao final da noite foi confirmado que haverá segundo turno de votação, para escolha entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, que obteve pouco mais de 48% dos votos válidos, e Jair Bolsonaro, que ficou com pouco mais de 43% dos votos.

O PSD também foi neste domingo o partido que primeiro pode comemorar a reeleição de um de seus candidatos a governador. Carlos Massa Ratinho Junior e seu vice, Darci Piana, também do PSD, tiveram a vitória no primeiro turno anunciada já no início da noite, com cerca de 70% dos votos válidos.

Além disso, o partido comemorou também a passagem para o segundo turno do seu candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A chapa majoritária da coligação São Paulo Pode Mais, integrada pelo PSD, tem como candidato a vice-governador o ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD).

O partido estará concorrendo no segundo turno também em Sergipe, onde o candidato Fábio Mitidieri tinha cerca de 40% dos votos, por volta das 21 horas de domingo.

Administrador de empresas, Fábio Cruz Mitidieri, 45 anos, é deputado federal por dois mandatos, eleito em 2014 e em 2018. Também foi vereador de Aracaju (SE), sua cidade natal. Ainda na capital sergipana, ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de estado de Trabalho. Em 2022, concorre ao governo de Sergipe pela coligação Novo Tempo pra Sergipe (PDT/PSC/União/Republicanos/PP/PSD/Avante).

Na Bahia, Otto Alencar (PSD) confirmou o favoritismo que vinha sendo registrado pelas pesquisas e garantiu mais oito anos de mandato a partir de 2023. Da mesma forma, Omar Aziz, do PSD do Amazonas, renovou seu mandato nas urnas neste domingo.