ESTADOS

PSD Ceará vai monitorar recursos contra covid-19

Presidente estadual da sigla, Domingos Filho, recomenda aos prefeitos filiados que criem comissões com representantes da sociedade para fiscalizar os gastos durante a epidemia

28/05/2020

Domingos Filho, presidente estadual do PSD-CE

O PSD do Ceará, liderado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, está recomendando aos gestores municipais filiados ao partido a constituição de uma comissão de monitoramento, fiscalização e controle dos recursos destinados ao combate da epidemia de coronavírus. A recomendação atende às diretrizes da legenda que pregam a transparência no gerenciamento de recursos públicos.

O objetivo é estimular o planejamento da política de enfrentamento da pandemia de forma coletiva, congregando o poder público, as instituições sociais e os órgãos de controle.

A proposta do PSD Ceará é que as comissões criadas pelos prefeitos filiados ao partido atuem durante todo o período de duração do estado de calamidade pública e tenham como missão contribuir com a regulação das ações preventivas e curativas e na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos destinados para o combate da covid-19. A comissão deve ser composta por membros do Executivo, do Legislativo e das instituições de controle social e institucional, tendo como presidente do colegiado o prefeito municipal.

Para o presidente estadual da sigla, Domingos Filho, a sugestão feita aos prefeitos do PSD do Ceará tem o objetivo de assegurar a transparência pública e o controle social oferecendo à sociedade o direito de participar, diretamente, no processo de elaboração do plano de ação de enfrentamento da pandemia e de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, utilizados pelas prefeitura municipais.

De acordo com ele, “o cidadão exigirá resultados efetivos dos gestores para o combate da pandemia. A falta de ações que mostrem resultados eficazes e o mau uso do dinheiro público, serão os temas principais que estarão presentes na pauta das eleições municipais de 2020. As representações da sociedade civil, da Câmara Municipal, do Ministério Público e da Defensoria Pública na comissão, garantirão uma atuação coletiva, transparente, com medidas de prevenção à corrupção e com mais responsabilidade social”.

Veja aqui a lista de recomendações aos prefeitos do Ceará.