ELEIÇÕES

PSD conquista mais uma prefeitura em Minas Gerais

Vencedor da eleição suplementar realizada domingo no município de Espera Feliz, de 25 mil habitantes, foi Oziel Gomes. Em novembro do ano passado, o partido elegeu 654 prefeitos, se tornando o terceiro maior do País

14/06/2021

Oziel Gomes foi eleito com 45,43% dos votos no município da região da Zona da Mata

O PSD conquistou mais uma prefeitura neste domingo (13), quando foram realizadas eleições suplementares em cinco municípios brasileiros. Em Espera Feliz, cidade de 25 mil habitantes na Zona da Mata de Minas Gerais, o eleito foi Oziel Gomes, que teve 45,43% dos votos, sendo a escolha de 5.384 pessoas. O vice-prefeito é Edson Francisco Simião (Senhor Edinho), também do PSD. Oziel Gomes Da Silva tem 47 anos. É solteiro e comerciante. Em 2008 e 2012, foi eleito vereador no município.

Ao todo, 11.580 (93,34%) de votos para candidatos foram registrados, sendo 354 (2,79%) de brancos e 491 (3,87%) de nulos. A nova eleição na cidade mineira foi realizada por determinação da Justiça Eleitoral após a morte do prefeito eleito em novembro passado, por covid-19, e a renúncia do vice-prefeito, oito dias após assumir o cargo. Desde então, a cidade vinha sendo administrada pelo presidente da Câmara.

Na eleição de 2020, o PSD conquistou a terceira posição no ranking dos maiores partidos do Brasil, passando de 538 para 654 prefeitos no País.

No último domingo, eleitores de cinco municípios brasileiros voltaram às urnas para eleger novos prefeitos em eleições suplementares. As eleições foram necessárias para substituir escolhidos nas últimas eleições municipais, em 2020, que faleceram (caso de Espera Feliz) ou tiveram seus mandatos cassados por determinação da Justiça Eleitoral, conforme determina o artigo 224 do Código Eleitoral.

Além de Espera Feliz, as cidades que realizaram eleições suplementares neste domingo foram Campestre (MG); Nova Prata do Iguaçu (PR); Sidrolândia (MS) e Petrolândia (SC).