ELEIÇÕES 2020

PSD de Lauro de Freitas (BA) alcança paridade eleitoral

Partido é o primeiro da cidade baiana a alcançar 50% de mulheres nas chapas proporcional e majoritária. Na disputa pela Prefeitura, candidata do PSD é a deputada estadual Mirela Macedo

21/09/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

Mirela Macedo, candidata em Lauro de Freitas

 

Em Lauro de Freitas — município de cerca de 200 mil habitantes da Região Metropolitana de Salvador, na Bahia — o PSD se tornou o primeiro partido da história da cidade a alcançar a paridade eleitoral nas chapas proporcional e majoritária. Do total de 26 candidatos ao Legislativo, 13 são mulheres. Na disputa pela Prefeitura, a sigla terá como candidata nas eleições de novembro próximo a deputada estadual Mirela Macedo, que preside o PSD na cidade. O candidato a vice-prefeito na chapa é o vereador Fausto Franco (PMB).

Mirela elencou alguns fatores que contribuíram para que a sigla atingisse a paridade. Ela ressaltou que, para o PSD, não basta cumprir o percentual de 30% de mulheres na chapa de candidatos a vereador estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O PSD em Lauro de Freitas é presidido por uma mulher, a vice-presidente (Janete Ribeiro) também é mulher e nós temos uma coordenação do PSD Mulher no município. Várias ações foram desenvolvidas com o objetivo de esclarecer a importância da participação da mulher nos espaços de poder e inserção na política”, afirmou Mirela, que também é ex-vereadora.

A vereadora Mirian Martinez

Única representante do PSD na Câmara de Lauro de Freitas, a vereadora e candidata à reeleição Mirian Martinez destacou a importância da participação feminina no cenário político para o fortalecimento de bandeiras como o combate à violência doméstica e a igualdade de direitos. “O PSD é um partido que está atento às mudanças do cenário político e a valorização das mulheres nos espaços de poder já é vista como prioridade há algum tempo. Torço para que mais mulheres assumam posições para que juntas possamos interferir positivamente na sociedade.”

A coordenadora Anete Pardo

Coordenadora do PSD Mulher em Lauro de Freitas, a pré-candidata a vereadora Anete Pardo mencionou algumas ações promovidas na cidade e ressaltou a importância do incentivo dado pela presidente municipal do partido, Mirela Macedo, para a ampliação da participação feminina. “Através do programa Mulheres em Ação, a coordenação realizou diversas rodas de conversas na sede do partido, workshops e talk show sobre a formação política partidária feminina, valorizando a coletividade.”

Além de Anete e Mirian Martinez, a chapa de candidatas à Câmara de Lauro de Freitas conta com: Brenda Virgínia, Cleide, Dilza Pereira, Doutora Helena Posener, Eliana Contadora, Ilda de Sá, Isabel Handara, Juscélia da Aleluia, Luana Andrade, Lu Boaventura e Vera Lorena.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter