ESTADOS

PSD vai debater soluções inteligentes para Goiânia

Em evento que reuniu lideranças do partido, o pré-candidato a prefeito Francisco Jr. lançou projeto para discutir com toda a sociedade as melhores opções para o desenvolvimento da capital de Goiás

17/10/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

Simeyzon Silveira, Lucas Vergílio, Vilmar Rocha, Francisco Jr e André de Paula: projeto prevê a realização de ciclos de debates com especialistas

 

Edição: Scriptum

 

Com o objetivo de fazer da capital de Goiás uma “Cidade Humana, Inteligente e Sustentável”, o deputado federal Francisco Jr. (PSD-GO), pré-candidato à Prefeitura da cidade em 2020, lançou esta semana o projeto “CHIS da Questão”, um movimento que visa discutir com toda a sociedade as respostas certas e inteligentes para o desenvolvimento de Goiânia.

Em evento que teve a participação de lideranças do partido – como o líder do PSD na Câmara, André de Paula (PE), o presidente estadual da sigla, Vilmar Rocha, e o dirigente da sigla na região metropolitana, Simeyzon Silveira – Francisco Jr. explicou que o projeto prevê a realização de ciclos de debates com especialistas, abertos à população, e também três grandes seminários em 2020.

Segundo ele, o propósito é “criar uma oportunidade para que todos possam participar dos destinos de Goiânia. Quanto maior a participação das pessoas, mais parecida conosco a cidade vai ficar”. Serão abordadas questões como acesso à saúde, assistência social, planejamento urbano, meio ambiente, infraestrutura, segurança, entre outros.

Com apoio do partido, o idealizador Francisco Jr. dá o passo inicial na pré-candidatura a prefeito da Capital. “Precisamos nos preparar e entender qual é o modelo de cidade que precisamos ter, para no momento oportuno apresentar isso de forma madura para a sociedade. O que eu tenho combatido muito é o improviso, não podemos mais aguentar gestões improvisadas”, disse.

Ele destacou ainda a necessidade de, na campanha eleitoral, discutir o projeto e não somente personificar nos possíveis candidatos. “Nós precisamos discutir a cidade, pois essa discussão apenas do personagem durante os 40 dias de campanha tem trazido consequências muito dolorosas e sofridas”, considerou.

O projeto “CHIS da Questão” surgiu a partir da análise da evolução da qualidade de vida dos cidadãos goianienses nos últimos 15 anos. No site do projeto a população pode ver as notícias dos últimos anos sobre os mais diversos temas que envolvem a cidade e também participar com sugestões.

O CHIS significa Cidades Humanas Inteligentes e Sustentáveis e elas podem ser definidas como comunidades que promovem sistematicamente o bem-estar completo de todos os seus residentes e, proativamente e sustentavelmente, são capazes de se transformar num lugar cada vez melhor para as pessoas morarem, trabalharem, estudarem e se divertirem.

O evento foi realizado no escritório político do parlamentar e durante a apresentação o artista plástico Nilander transformou a parede do auditório em uma tela de pintura e esculpiu os monumentos da capital e imagens representativas das pessoas. “É essa a visão de gestão que tenho, é preciso humanizar e planejar a nossa cidade para as pessoas, por isso o Nilander está aqui, humanizando em tempo real essa bela arte da nossa cidade”, disse Francisco Jr..

O deputado federal do PSD foi idealizador do Plano Diretor de Goiânia no ano de 2007, quando exerceu a função de secretário de Planejamento. Além disso, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia e deputado estadual por dois mandatos. É presidente da Subcomissão de Cidades Inteligentes na Comissão de Desenvolvimento Urbano no Congresso Nacional e relator do estudo sobre cidades inteligentes no CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

Também participaram do evento o deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade-GO); o deputado estadual Lucas Calil (PSD) e os vereadores Sabrina Garcêz, Paulo Magalhães e Anderson Bocão.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter