ELEIÇÕES 2022

Ramuth quer municipalizar Ensino Fundamental em São Paulo

Pré-candidato do PSD a governador apresentou a proposta em debate promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), no interior paulista

23/06/2022

Guilherme Campos e Felicio Ramuth

Redação Scriptum com Correio Popular

A municipalização total do Ensino Fundamental foi uma das principais propostas apresentadas nesta quarta-feira (22) pelo pré-candidato a governador de São Paulo pelo PSD, Felicio Ramuth, no debate realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). O evento foi o segundo de uma série promovida pela entidade do interior paulista com os concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes.

Entre as lideranças do partido que compareceram ao debate estavam o presidente do PSD de Campinas, Arthur Orsi, o vice-presidente da associação, Guilherme Campos, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi. “Há muitos municípios em que sobra dinheiro no final do ano e não batem a meta dos 25% que têm que ser gastos. Como mudar isso? O Estado paga os salários dos professores, enquanto sobre o corpo da direção, é o município que toma providências. Com isso, o foco do Estado passa a ser o Ensino Médio e o ensino profissionalizante”, disse Felicio.

Para acabar com as filas de espera por vagas em creches, o pré-candidato frisou que o Estado poderia colaborar construindo mais unidades. “Sei que é questão municipal, mas podemos ajudar. É muito importante dar a oportunidade para a criança estar na creche, participar desse desenvolvimento cognitivo, não deixamos nenhuma criança dois passos para trás no desenvolvimento da vida”, afirmou.

Diante de uma plateia composta por políticos e empresários, Felicio falou sobre sua experiência como prefeito de São José dos Campos, munícipio de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba. Ele ressaltou que empreendedorismo e educação infantil devem caminhar juntos. “Ensinar a criança a abrir o negócio? Também, mas não é só isso. São os valores do empreendedorismo que interessam. E que valores são esses? Criatividade, seguir leis e regras, resiliência e não desistir fácil, não desistir por qualquer problema. Estudar aquilo que quer fazer. Esses são os valores que acreditamos ser bons na educação.”

Segurança

Em relação à segurança pública, Felicio entende que é necessária a integração entre cidades, Estado e a União. Para isso, vai propor uma junção entre os entes, incluindo até mesmo o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança. “Segurança pública é questão do Estado, mas as cidades podem ajudar. Em São José dos Campos, fizemos a integração entre as polícias militar e rodoviária, Guarda Municipal, bombeiros, todo mundo sentado na mesa em prol da segurança pública. Depois, o Estado vai implantar câmeras de segurança onde os sistemas poderão ser compartilhados. As cidades podem ajudar até mesmo com uma melhor iluminação pública.”