ESTADOS

Ratinho Junior mantém medidas contra o coronavírus

Sem alimentar polêmicas com declarações de Bolsonaro, governador do Paraná reafirma manutenção do isolamento social e ações para minimizar impacto da epidemia no Estado

26/03/2020

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Jr: Paraná já confirmou 70 casos da doença Foto: Gilson Abreu

 

 

O Paraná vai manter o planejamento de isolamento social e as medidas adotadas para o enfrentamento do coronavírus. A informação é de integrantes da equipe do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que evitou comentar as declarações em sentido contrário do presidente da República, Jair Bolsonaro. O boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, mostra que o Paraná já confirmou 70 casos da doença, foram dez novas confirmações em apenas um dia. O Estado ainda investiga 1.844 suspeitos de Covid-19.

Na tarde de terça-feira (24), o governador do Paraná já havia anunciado uma série de medidas para ajudar as famílias e pequenas empresas do Estado a enfrentar os impactos econômicos da pandemia Covid-19. Entre as medidas estão auxílio financeiro para 300 mil famílias por cinco meses, novos limites de consumo nos programas sociais da Copel e da Sanepar, adiamento das parcelas dos programas de habitação da Cohapar e reforço na compra de insumos da agricultura familiar.

Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais.

Na quarta-feira (25), o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, reforçou, em videoconferência com diretores das 22 regionais do Estado, a orientação de que todas as medidas adotadas pelo governo estadual para o enfrentamento do coronavírus estão mantidas.

Beto Preto salientou a importância dos Planos de Contingência Municipais para a pandemia. “Teremos pelo menos mais 120 dias de pico de enfrentamento do coronavírus e os planos municipais de contingenciamento são fundamentais. Além de assegurar a aplicação de medidas preventivas para a população, comprovam a utilização correta de recursos por parte dos gestores”.

Segundo o secretário, os recursos repassados pelo Governo Federal aos Fundos de saúde estadual e municipais, pelas portarias 395 e 480 do Ministério da Saúde, que somam mais de R$ 55 milhões, devem ser direcionados para o enfrentamento da pandemia.

“O Governo do Paraná, confirmando sua atuação municipalista, fará a implantação de novos leitos de UTI em hospitais da rede de atendimento à doença. Já os municípios devem aplicar na aquisição de equipamentos de proteção individual e outros insumos direcionados ao enfrentamento do coronavírus”, disse ele. “O momento é de diálogo e de respeito e vamos seguir a nossa premissa de transparência nas ações”, afirmou o secretário.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter