CONGRESSO

Relator do Orçamento destaca importância do fundo eleitoral

O deputado Domingos Neto (PSD-CE) fala de seu parecer sobre o orçamento do ano que vem e diz que fundo eleitoral garante um Congresso mais diversificado, com representantes de todas as áreas

05/12/2019

O deputado Domingos Neto: suplementação que vai garantir atender demandas muito importantes de vários segmentos da sociedade.

Relator do Orçamento 2020 e coordenador da bancada federal do Ceará, o deputado federal Domingos Neto, do PSD do Ceará, falou na quarta-feira (4) sobre o seu parecer preliminar, aprovado na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Ele lembrou que, ao longo deste ano, recebeu centenas de pessoas com demandas diversas para construir o orçamento. No final, disse, “conseguimos uma suplementação que vai garantir atender demandas muito importantes de vários segmentos da sociedade”.

O parlamentar cearense destacou, entre as conquistas, os recursos para “universidades e educação básica que tanto sofreram com cortes neste ano, para a segurança com a PRF e PF, para a agricultura familiar e a pesquisa. A saúde, claro, está atendida, além de uma importante obrigação social: o bolsa família”.

Domingos Neto lembrou ainda que, a partir do pedido de 13 partidos políticos que subscreveram o texto, foram destinados recursos ao fundo eleitoral que vai garantir as eleições nos 5.568 municípios do ano que vem, a maior eleição desse novo sistema. “Repito: é um texto coletivo. Em uma democracia, nada é por decisão individual. Ainda bem! E é por isso que ainda teremos três rodadas de votações, começando por hoje (quarta-feira)”.

Para o deputado do PSD Ceará, “é preciso lembrar também que foi democraticamente que adotou-se o sistema público, impedindo o financiamento de empresas privadas para campanhas eleitorais. Hoje, o fundo eleitoral é responsável por um Congresso mais diverso, com representantes indígenas, pessoas com deficiência, professoras e jovens que vieram de periferias e interiores do país”.

É por causa desse novo sistema, disse Domingos Neto, “que teremos mais mulheres prefeitas e vereadoras. Sem ele, elegeríamos somente pessoas que têm muito dinheiro para financiar campanhas. Será que é por isso que só poucos políticos muito ricos argumentam ser contra?”

Em sua opinião, é por causa do financiamento público que todos têm oportunidade de serem avaliados pela sociedade. “E fizemos isso sem ter mexido nos investimentos para os setores que a sociedade mais precisa, como saúde, educação, segurança, saneamento, cidadania, infraestrutura, agricultura familiar e outras áreas estão que continuam contempladas. E este é um compromisso não só meu. É um compromisso do Congresso Nacional Brasileiro.”