Rio amplia ações para promover transição energética
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou acordo de cooperação com os municípios de Maricá, Mesquita e Niterói para buscar soluções integradas na área de energia
25/05/2023

O prefeito Eduardo Paes assina acordo: foram apresentadas cinco iniciativas de eficiência e transição energética que estão sendo implantadas na cidade.
Edição Scriptum com site eduardopaes.com.br
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou na quinta-feira (25) um Acordo de Cooperação Energética para compartilhar soluções sustentáveis e integradas com três municípios do Estado: Maricá, Mesquita e Niterói. Durante o evento, foram apresentadas cinco iniciativas de eficiência e transição energética que estão sendo implantadas na cidade.
O pacto foi assinado no Seminário de Boas Práticas – Cidades Eficientes e Transição Energética, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O objetivo do “Transição Rio” é promover a transição energética na região metropolitana para estimular a geração de energias renováveis e a criação de empregos verdes nas cidades.
As iniciativas da Prefeitura do Rio para eficiência e transição energética na cidade são o Solário Carioca, uma PPP para implantação, manutenção e operação de uma Usina Solar Fotovoltaica; o Circo Solar, primeiro espaço cultural do Rio de Janeiro a gerar 100% da energia que consome; o programa Cidades Eficientes, um mapeamento dos consumos de energia e água das escolas municipais da cidade do Rio; o Centro de Energia e Finanças do Amanhã; e o projeto de aquisição de energia verde e renovável no mercado livre de energia, vencedor da categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”, no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business.
O Rio foi o primeiro município do Brasil a comprar energia no livre mercado, sem intermediação de concessionária. O projeto foi centrado no uso das energias eólica e solar para abastecimento do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova. Na primeira etapa do projeto, foi realizado um pregão para aquisição de mais de 76 mil MWh em um contrato de cinco anos, que resultou na economia de mais de R$ 30 milhões nas despesas de energia na sede administrativa municipal. Além disso, o projeto evita 40 mil toneladas de CO2 e zera as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
“Quero destacar a importância desse encontro. Quando tratamos do tema da sustentabilidade não existem ilhas, há uma conscientização mundial sobre esse assunto. Estamos aqui nos integrando, dialogando e nosso desafio é como vamos envolver mais municípios e fortalecer o sistema de região metropolitana, que é importante para o debate sobre os assuntos deste encontro. Quanto mais fortalecermos esse papel, mais transformações serão possíveis”, afirmou Eduardo Paes.
O propósito do Acordo de Cooperação Técnica para Transição Energética é o de estimular a compra de energia no mercado livre, a realização de cursos de capacitação profissional em energia fotovoltaica e educação climática e a criação de um sistema de informação municipal sobre o consumo de energia das prefeituras. Dessa forma, possibilitará a administração adequada dos recursos públicos e a sistematização dos dados.
LINK: https://psd.org.br/noticia/rio-amplia-acoes-para-promover-transicao-energetica/