Rio de Janeiro inaugura novos Ginásios Tecnológicos
O prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), participa da inauguração de duas novas escolas com modelo educacional inovador, que integra diferentes áreas de conhecimento
01/09/2023

O prefeito Eduardo Paes durante evento de abertura do Ginário Experimental Tecnológico
Edição Scriptum com o site eduardopaes.com.br
Mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET) foram inaugurados esta semana pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Ao todo, 414 alunos serão beneficiados pelas novas escolas, que atendem estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, oferecendo um modelo educacional inovador, formando jovens mais preparados para as demandas do mercado de trabalho. Em toda a cidade já há mais de 11 mil estudantes matriculados em GETs.
“Hoje, a escola de vocês está virando um Ginásio Experimental Tecnológico. Os games, filmes de animação e tudo o que a gente consome hoje nesse mundo digital são feitos usando muito a matemática, não tem jeito. Então, todas as escolas da Prefeitura, a partir de agora, vão ter mais matemática, uma disciplina que é a base dos GETs”, afirmou Paes durante a inauguração do GET no bairro Mata Machado.
O GET é o modelo de escola mais inovador do país, baseada no método STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que integra diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana. Tudo isso em tempo integral.
“Temos hoje duas unidades que estão se tornando GETs, que é uma revolução no nosso ensino. Queremos que a criançada possa ter uma educação mais moderna, mão na massa, com uma boa perspectiva de futuro. O GET é uma escola mais alinhada com a sociedade e o atual mercado de trabalho, com um ensino mais forte de matemática e tecnologia, que fomenta o pensamento crítico”, disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Com o lançamento dos Ginásios Experimentais Tecnológicos, a rede municipal busca promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Serão 70 GETs até o final do ano e 200 até o fim da atual gestão municipal. Esse novo modelo de ensino oferece aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. A ideia é criar condições para que o estudante consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. No GET, o aluno é o protagonista de seu próprio processo. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.
LINK: https://psd.org.br/noticia/rio-de-janeiro-inaugura-novos-ginasios-tecnologicos/