MUNICÍPIOS

Rio e Niterói criam parceria inédita pelo ambiente

Eduardo Paes (PSD), do Rio, e Axel Grael, de Niterói, assumem agenda única de combate à emergência climática. “A agenda ambiental tem relevância e impacto na vida das pessoas”, disse Paes

22/10/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

O prefeito Eduardo Paes durante assinatura de acordo: “Rio e Niterói têm de ter esse protagonismo de trazer o assunto à mesa”

 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), assinou esta semana um acordo de cooperação com a Prefeitura de Niterói em prol de uma agenda única de combate à emergência climática, voltada à gestão de recursos hídricos. Com a aliança, as duas cidades formaram oficialmente uma “megacidade” para a representação do setor público na Aliança de Megacidades para a Água e o Clima, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A parceria Rio-Niterói estará reunida na II Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global, entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2022, em Paris, na França, seis anos após a primeira edição. Antes, entre 31 de outubro e 12 de novembro deste ano, as duas cidades vão marcar presença com uma ação unificada na COP26, conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), em Glasgow, na Escócia.

De acordo com Eduardo Paes, “esse é um momento muito especial, de consolidação de uma parceria. São muitos os desafios e esse é um tema importante. Rio e Niterói têm de ter esse protagonismo de trazer o assunto à mesa. A agenda ambiental tem muita relevância e impacto na vida das pessoas”.

Paes e o prefeito de Niterói, Axel Grael, celebraram a parceria no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, junto com os secretários municipais de Meio Ambiente do Rio, Eduardo Cavaliere, e do Clima de Niterói, Luciano Paez.

Responsável por 61% da população da Região Metropolitana do Estado e integrantes da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara – com quase 40% da população deste território -, Rio e Niterói estarão juntas em ações e planos relacionados à pesquisa, soluções técnicas, educação ambiental, informação e políticas públicas relacionadas à gestão hídrica e mudanças climáticas.

Para o prefeito de Niterói, “é fundamental que se tenha essa articulação com cidades que tenham agendas complementares e que já estejam conectadas com essa questão do clima, a mais urgente quando pensamos em sustentabilidade. Rio e Niterói são as sentinelas da Baía de Guanabara, temos muita coisa em comum e precisamos trabalhar juntos nessa agenda”.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter