MUNICÍPIOS

Rio investe em medidas para combater o furtos de fios

Gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) age contra onda que tem média de 10 casos por dia, com interrupção de serviços como iluminação pública e prejuízo de 250 mil reais por mês

30/06/2022

FacebookWhatsAppTwitter

Caixas gradeadas protegem luminárias em túnel no Rio de Janeiro

Redação Scriptum com site prefeitura.rio

A gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está ampliando suas ações para enfrentar a onda de furtos de fios e cabos na cidade, que muitas vezes paralisam serviços públicos como a iluminação de rua. Em maio foram registradas na capital fluminense 302 ocorrências de furto de cabos e caixas de passagem da iluminação pública, com média de 10 por dia.

Os bairros com maiores incidências estão na região do Maracanã, seguida de Campo Grande, Santa Cruz, Colégio e Irajá. Para se ter uma ideia do problema, somente na região do Maracanã, nos últimos 45 dias, ocorreram vários furtos de cabos, levando a subconcessionária a enviar 33 vezes as equipes a um mesmo local para regularização do sistema. 

Em paralelo às ações de segurança pública, a Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) tem investido em medidas para dificultar e coibir o vandalismo, que provoca prejuízo mensal de aproximadamente R$ 250 mil à cidade.

A Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura do Rio, gerenciada pela Rioluz, em consórcio com a empresa Smartluz, tem implantado medidas como a instalação de caixas gradeadas para proteger as luminárias de LED contra furtos.

Cuidados como esse estão sendo implantados, por exemplo, no túnel Alaor Prata, o conhecido túnel Velho, na Zona Sul. Estão sendo instaladas 182 luminárias que ficarão protegidas, a fim de dificultar as ações de criminosos nesta via, que só no mês de maio, foi alvo de três ocorrências de furtos de refletores.

Os gradis foram testados no final de maio na região do Buraco do Padre, no Engenho Novo, na Zona Norte, que era cenário de constantes furtos. Foram instaladas 12 caixas gradeadas nas luminárias para impedir o roubo das lâmpadas e, desde então, não houve mais registros de furtos desse material por lá.

Mas, no dia 19 de junho, no Túnel Noel Rosa, também na Zona Norte, bandidos conseguiram destruir uma parte da eletrocalha que foi blindada para evitar justamente o roubo de cabos. Eles levaram da rede elétrica cerca de 250 metros de cabos e 35 metros de dutos por onde passam os fios. Um prejuízo de R$ 65 mil aos cofres públicos e a paralisação temporária do serviço em uma importante via da cidade.

Além das caixas blindadas, a PPP investiu nas eletrocalhas anti-furtos para blindar toda a rede elétrica do túnel Noel Rosa, região que sofre muito com essa prática criminosa. E também foram concretadas as caixas de passagem de fios na Linha Vermelha e no Parque dos Patins, na Lagoa. Estes procedimentos estão sendo adotados também na Avenida Brasil e nas praças da cidade.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter