MUNICÍPIOS

Rio lança Plano Estratégico com investimento de R$ 14 bilhões

Uma das principais metas do prefeito Eduardo Paes, do PSD, é reduzir o desemprego de 14,7% para 8%

15/07/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Eduardo Paes: “O Rio quer ser primeiro em tudo, quer ter o protagonismo no Brasil”

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta quinta-feira (15) o Plano Estratégico do município para os próximos quatro anos. A proposta tem 93 metas e receberá investimento de R$ 14 bilhões. São 54 iniciativas que se desdobram em 235 projetos para vários setores. Uma das principais metas é a redução da taxa de desemprego anual de 14,7% para 8% até 2024, com o incentivo ao turismo.

“Começamos uma nova era, com muito otimismo e consertando a casa”, disse o prefeito no lançamento do plano. “O Rio quer ser primeiro em tudo, quer ter o protagonismo no Brasil. O que vamos cobrar é a excelência em cada área. O grande desafio, quando se tem uma Prefeitura equilibrada, é definir qual a melhor maneira de gastar esses recursos. É óbvio que tem demanda para tudo, com distintos setores da cidade que vão precisar de dinheiro. Por isso, fazemos o planejamento estratégico, que não é um plano para inglês ver e tem de ser posto em prática”.

As metas para os próximos anos foram construídas dentro de seis grandes eixos: cooperação e paz; igualdade e equidade; longevidade, bem-estar e território conectado; desenvolvimento econômico, competitividade e inovação; mudanças climáticas; e resiliência e governança.

Entre as metas, estão a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família para 70% da população, garantindo cobertura de 100% nas áreas mais pobres; redução da taxa de desemprego anual de 14,7% para 8%; ter metade dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral e a expansão em 10% do tratamento de esgotamento sanitário no município. A maior parte dos objetivos está concentrada em ações de combate às desigualdades e promoção da equidade.

Para a elaboração do documento, o município ouviu mais de 300 especialistas que compõem o Conselho da Cidade, 40 representantes do Comitê de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e recebeu mais de 20 mil sugestões da população por meio das enquetes do Participa.Rio. Também foram consideradas propostas de alunos das redes públicas e privadas do Rio. Ao longo de 21 semanas, foram realizadas 400 reuniões, somando 1.200 horas de discussão intersetorial.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter