MUNICÍPIOS

Rio vai antecipar vacina de adultos e adolescentes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que os cariocas com mais de 18 serão vacinados até 31 de agosto e depois será a vez dos jovens de 12 a 17 anos

18/06/2021

FacebookWhatsAppTwitter

Paes recebeu a primeira dose da vacina na quadra da Portela, em Madureira, na zona norte da
capital fluminense

 

Todos os cariocas acima de 18 anos serão vacinados com a primeira dose até 31 de agosto. E adolescentes de 12 a 17 serão vacinados em setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na sexta-feira (18), que, em post em suas redes sociais, aproveitou para brincar com o governador de São Paulo: “Falei para não me desafiar! Bora vacinar! Ninguém segura os cariocas!”.

João Doria parabenizou o prefeito e respondeu: “E me aguarde. Como falei, temos vacina na agulha!” Durante a semana, o prefeito carioca tem participado de uma espécie de competição com Doria; Flávio Dino, governador do Maranhão; e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, para ver quem vacina a população primeiro.

Com a antecipação do calendário, Paes quer ainda que a cidade também se transforme na primeira cidade do País a vacinar adolescentes, o que deverá acontecer em setembro. No primeiro calendário de vacinação anunciado pelo Rio, a expectativa era de que todos os adultos fossem vacinados até 21 de outubro, mas o cronograma foi revisto a partir do envio de novas remessas de imunizantes.

De acordo com Paes, “o calendário parte de dados informados pelo Ministério da Saúde, que é quem compra as vacinas e distribui”, explicou o prefeito. “Essa regularidade tem acontecido até de forma mais rápida do que esperávamos.”

Segundo o prefeito carioca, o primeiro cronograma de vacinação era bastante conservador. “A gente sempre trabalha com uma margem de conforto grande, como naquele calendário que previa vacinação até 21 de outubro. A gente está provando que a margem de conforto era grande, reduziu em um mês e 21 dias, quase dois meses de antecipação. É óbvio que agora a gente está com a margem menor, na medida que a gente afunila isso. Mas estamos muito confiantes”, ponderou.

De acordo com o prefeito, uma grande remessa de vacinas é esperada para os meses de julho e agosto, o que está possibilitando a antecipação da campanha de vacinação. E foi a partir dessa previsão que ele fez outro anúncio. “A gente quer ser a primeira cidade brasileira a começar já no mês de setembro a vacinação dos nossos adolescentes”, disse, citando jovens de 12 a 17 anos.

O próprio Eduardo Paes tomou a vacina na quinta-feira (18), quando chegou a vez de sua faixa etária, 51 anos. Paes recebeu a primeira dose da vacina na quadra da Portela, em Madureira, na zona norte da capital fluminense. “É muito importante que a gente tenha consciência de que o mais importante nesse momento é todo mundo ir se vacinar. Não importa qual a vacina, se é CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca. Isso não vai fazer a menor diferença. O importante é se vacinar e tomar as duas doses”, afirmou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter