MUNICÍPIOS

Santa Cruz do Sul (RS) manterá medidas de distanciamento social

Gestão do prefeito Telmo Kirst (PSD) reafirmou a decisão de manter as medidas após pronunciamento de Bolsonaro. “Estamos trabalhando sério para que o amanhã seja menos amargo e menos ruim”

25/03/2020

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst.

No interior do Rio Grande do Sul, a gestão do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), reafirmou a decisão de manter as medidas de distanciamento social que vem adotando para conter a expansão do coronavírus no município de 130 mil habitantes, na região central do Estado. “Estamos trabalhando sério para que o amanhã seja menos amargo e menos ruim”, disse o prefeito em entrevista a emissora de rádio local.

O secretário de Saúde de Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior, esclareceu na noite de terça-feira (24) que as medidas de distanciamento social previstas nos decretos assinados até agora pelo prefeito Telmo Kirst permanecem em vigor por tempo indeterminado. A declaração foi feita após pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que criticou o isolamento imposto por governos estaduais e municipais para conter a pandemia de coronavírus no país.

O secretário lembro que, apesar das críticas de Bolsonaro, o próprio governo federal não alterou as orientações em relação à Covid-19. Com isso, não há previsão, por enquanto, de recuo em relação ao fechamento de escolas, do comércio e das indústrias. “Até que haja uma recomendação formal do Ministério da Saúde, todos devemos seguir o decreto municipal”, disse o secretário.

Por sua vez, o prefeito Telmo Kirst tem ressaltado em entrevistas que a Administração Municipal segue trabalhando, com controle, para poder pagar a folha apesar das restrições nas atividades econômicas. “Essa semana tivemos uma suplementação para a área do lixo. O recolhimento de lixo não pode parar, isso é saneamento, é saúde pública. Estamos acompanhando cada momento, é uma verdadeira síndrome que abate o mundo.”

Comércio fechado no centro de Santa Cruz

O prefeito ainda agradeceu o trabalho dos membros do gabinete de emergências, do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), dos profissionais de saúde e dos voluntários que têm trabalhado para ajudar nas medidas para prevenir o coronavírus. “No fim do dia nos reunimos e avaliamos que fizemos o melhor para prevenir. Ninguém pode prever o amanhã, não podemos saber como será. Estamos trabalhando sério para que o amanhã seja menos amargo e menos ruim. Tivemos que segurar algumas obras, como calçadão da Floriano, o Novo Cemai que é a menina dos olhos, isso é doloroso para um chefe do Executivo, mas em primeiro lugar vem a saúde da população e estamos focados nisso.”

Sobre implantar mais medidas restritivas como o toque de recolher, por exemplo, o prefeito diz que mais ações serão feitas conforme medidas adotadas pelos governos federal e estadual. “Estamos atentos. O comitê faz reuniões para sugerir medidas e estamos prontos para tomar qualquer outra decisão.”