CONGRESSO

Senado autoriza empréstimos externos à Paraíba

Presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), Comissão de Assuntos Econômicos da Casa garantiu ao Estado recursos que serão usados em infraestrutura, saneamento e na rede pública de saúde

20/10/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

O senador Omar Aziz durante reunião do CAE

Presidida pelo senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) autorizou nesta terça-feira (20) operações de crédito externo do governo da Paraíba com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Mundial.

O dinheiro do Banco Mundial, US$ 126,9 milhões, será usado na melhoria da infraestrutura hídrica e de saneamento, enquanto o empréstimo com o BID destina outros US$ 45,2 milhões para a melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e na consolidação da Rede de Atenção à Saúde no estado. Os projetos de resolução que autorizam o endividamento do governo paraibano seguem com pedido de urgência para votação no Plenário do Senado.

O programa prevê investimentos em infraestrutura tecnológica dos 33 hospitais estaduais; implantação de prontuário eletrônico dos pacientes nas unidades de gestão estadual e da história clínica em pelo menos quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA); redesenho e implementação de protocolos clínicos para as condições crônicas permanentes; reforma e melhoria dos processos de saúde materno-infantil do Laboratório Central (Lacen); e ampliação do Centro Formador de Recursos Humanos em Saúde (Cefor), visando capacitar mais 7,5 mil profissionais na atenção primária à saúde.

Os recursos também deverão ser usados na ampliação da oferta e qualidade de serviços de média e alta complexidade, principalmente em linhas de cuidado materno-infantil, de oncologia e de doenças crônicas. É prevista a reforma de cinco maternidades de alto risco, a compra de equipamentos de oncologia para o Hospital Regional de Patos, e a compra de equipamentos de cardiopatia e neurologia para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e para o Hospital de Itaporanga.

O senador Diego Tavares (PP-PB) destacou a importância da aprovação deste empréstimo para a Paraíba. “Hoje só 30 das 223 cidades paraibanas têm acesso a saneamento básico. Temos 2,4 milhões de paraibanos com problemas de saúde devido à ausência desse acesso. Por isso, esse empréstimo é relevante, montando, por exemplo, a rede prioritária da criança e da mulher”, detalhou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter