CONGRESSO

Senador Antonio Anastasia confirma sua filiação ao PSD

Com o senador por Minas Gerais, bancada no Senado terá 10 integrantes, transformando-se na segunda maior da Casa. Objetivo de Anastasia é “participar de esforço em prol de Minas e do Brasil”

10/02/2020

O senador Antonio Anastasia

O senador Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais, confirmou neste fim de semana, por meio de post no Facebook, que vai se filiar ao PSD nos próximos dias. Já no fim do ano passado, o senador havia informado em entrevista ao jornal Estado de Minas que tinha se decidido a apoiar a candidatura à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Como a cadeira no Senado é conquistada por eleição majoritária, as regras de fidelidade partidária, que em alguns casos podem gerar atritos entre parlamentares e partidos, não se aplicam no caso do senador mineiro.

Após sua filiação, Anastasia será o 10º integrante da bancada do PSD no Senado, transformando o partido no segundo maior da casa, ao lado do Podemos.

Em seu post no Facebook, Anastasia explicou que aceitou “o convite desse importante partido (PSD) para ingressar em seus quadros e participar de seu esforço em prol de Minas Gerais e do Brasil”. Segundo disse, “minha saída do PSDB não tem nenhuma vinculação com qualquer pessoa ou posição partidária. Ingressei no PSDB em 2005, a convite do então governador Aécio Neves, e nele tive a oportunidade de me eleger, sucessivamente, vice-governador, governador e senador por Minas Gerais. Em todo esse período de 15 anos tive a melhor acolhida no partido. Assim, só posso agradecer aos líderes e filiados ao PSDB por essa jornada que ora se encerra. A todos o meu permanente respeito e consideração”.

Todavia, acrescentou, “a vida partidária é dinâmica. Novos desafios surgem e decidi após receber o convite do PSD aceitá-lo, motivado também por minha conhecida proximidade política com seus quadros e dirigentes. De toda forma, reafirmo minha posição política de equilíbrio e serenidade, conhecida por todos, na busca sempre de uma posição de centro para o progresso e o desenvolvimento nacional com justiça social”.