CONGRESSO

Senadores do PSD pedem entendimento contra a crise

Antonio Anastasia (PSD-MG) assinou nota defendendo a “plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos”. Angelo Coronel (PSD-BA) diz que Congresso tem sofrido ataques

23/03/2020

FacebookWhatsAppTwitter

David Alcolumbre e Antonio Anastasia: “E vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação”

 

Senadores do PSD manifestaram-se nos últimos dias em favor do entendimento, da união e da pacificação de conflitos políticos entre instâncias de governo. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG), primeiro vice-presidente do Senado, assinou nota em conjunto com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) – que está afastado por ter contraído o coronavírus – defendendo a “plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação”.

Por sua vez, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou, em pronunciamento na sessão plenária remota de sexta-feira (20), que além da preocupante pandemia do coronavírus o Brasil vive uma crise política intensa, tanto interna como externa.

Na nota divulgada neste domingo (22), os senadores Antonio Anastasia e Davi Alcolumbre lembram que “estamos enfrentando a maior crise da história recente de nosso país” e que “medidas sem precedentes estão sendo adotadas para superar a pandemia e outras, ainda mais severas, certamente deverão ser implantadas. Neste momento, é vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação”.

Para os líderes do Congresso, “as ações devem ser coordenadas e integradas, de forma a otimizar os seus resultados, conforme a melhor orientação dos especialistas. Devemos superar conflitos e discussões inoportunas”.

Na nota, intitulada “Manifesto da presidência do Senado pela Unidade de Ação”, Alcolumbre e Anastasia afirmam que “acusações e mal-entendidos tem ocorrido com frequência nos últimos dias entre autoridades e as quais não nos levam a lugar nenhum, especificamente quanto ao controle da pandemia. O povo brasileiro merece o melhor de todos nós, com seriedade, equilíbrio, bom senso e, sobretudo, eficiência”.

Lembram que “não há sentido e nem espaço para protagonismo político ou ideológico; de se procurar culpados ou de atacar instituições. É hora de agir. Com urgência, responsabilidade, equilíbrio e competência”.

Destacam também, em sua nota, que “o Senado é a Casa da federação. Temos a obrigação constitucional de representar os Estados e velar pela harmonia federativa. Assim, o Senado Federal insta e apoia os governos federal, estaduais e municipais a buscarem pronta unidade de ação, de forma integrada e compartilhada, sem arroubos ou conflitos”. E concluem: “O Senado aguarda o diálogo construtivo entre estes poderes para a realização desta tarefa grave e urgente”.

Já o senador Angelo Coronel lembrou em seu pronunciamento no Plenário que “o Congresso que tem sofrido ataques é o mesmo que está ajudando o governo nesta fase de calamidade pública”. Ele destacou as reformas já aprovadas e que ainda tramitam na casa para benefício do povo brasileiro, além das medidas emergências no combate ao coronavírus, como o decreto legislativo de calamidade aprovado na sexta (PDL 88/2020).

Coronel afirmou que “tudo que vier para o Congresso Nacional a favor do povo brasileiro estaremos juntos e de plantão, independentemente de sermos governo ou oposição. Espero que, a partir de hoje, as redes sociais radicais, estimuladas e patrocinadas, parem de criticar por criticar o Congresso Nacional, bem como o Supremo Tribunal Federal. Falo isso em prol da governabilidade. Chega de crises!”, declarou.

Para Coronel, o país precisa de paz e solidariedade. Ele agradeceu aos profissionais de saúde e de segurança pública, à imprensa e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Estamos hoje proporcionando ao governo meios para cuidar das pessoas, esse é o papel do Congresso Nacional. Espero que as ações do governo não deixem de atender as demandas de todos os Estados brasileiros, sem retaliações, em especial a minha querida Bahia. Convoco o povo brasileiro para que faça a sua parte, com as medidas já bastante divulgadas, pois com certeza iremos vencer a batalha contra este vírus “, disse.

O senador solicitou ainda solidariedade da parte dos fabricantes e comerciantes para que não aumentem o preço dos utensílios necessários para higienização e proteção da população neste momento.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter