ESTADOS

Sergipe comemora bons resultados na segurança

Investimentos da gestão de Belivaldo Chagas (PSD) têm reduzido os índices de criminalidade. Barra dos Coqueiros, que já foi uma das cidades mais violentas do País, não registra homicídios há 90 dias

22/01/2020

FacebookWhatsAppTwitter

Resultado é fruto do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e dos investimentos da gestão do governador Belivaldo Chagas

 

 

Barra dos Coqueiros, cidade de 30 mil habitantes vizinha à capital de Sergipe, Aracaju, já esteve entre os 100 municípios mais violentos do Brasil. Agora, no entanto, vive uma realidade bem diferente. O município acabar de registrar 90 dias sem homicídios. O resultado positivo é fruto do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e dos investimentos que a gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD) vem fazendo na área de segurança pública. De janeiro do ano passado até agora, foram contabilizados 11 assassinatos. Em 2016, quando houve alta na quantidade de ações criminosas como essa, foram 42 casos.

Veja aqui ações do governo de Sergipe na Segurança Pública

A redução, segundo a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), é de 71,8% no comparativo com 2016. Já no ano de 2017, foram registrados 37 homicídios. Em 2018, foram 21 casos. Esses números representam reduções de 701,3% e 47,6%, respectivamente, em comparativo com o ano atual.

O último homicídio foi registrado em 23 de outubro. A ação criminosa foi praticada com o uso de arma de fogo e vitimou José Maurilio Moura de Melo. Segundo as informações do boletim de ocorrência, a esposa da vítima relatou que um homem fez disparos contra seu marido na porta de casa. Ela desconfia que o crime teria sido encomendado.

O comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Matheus Soares, disse que o bom resultado é devido à parceria entre as polícias Civil e Militar, além de um intensivo trabalho preventivo. “Através do nosso policiamento preventivo, conseguimos alcançar esse resultado”, afirmou.

O comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Moura Neto, explicou que o esforço, o trabalho e o planejamento são importantes para garantir a segurança da população. Outros pontos importantes para a diminuição de homicídios no município, segundo o coronel Neto, foram o apoio das especializadas, a integração com a Polícia Civil e a base do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati) na região.

“De sorte que com essa junção de forças a gente tem conseguido manter os números baixos. Chegar a 90 dias sem homicídios é fruto do esforço e da boa convivência, da união com a Polícia Civil”, ressaltou o coronel.

Para o delegado da cidade, Werner Almeida, “hoje, Barra dos Coqueiros é um exemplo de trabalho conjunto para tentar resolver os conflitos e problemas. Com isso, é um local mais seguro”, reforçou. O delegado informou que será criado um núcleo avançado de atendimento de grupos vulneráveis na cidade. A ideia é combater outros tipos de crime, como a violência doméstica e feminicídios.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter